Um Estudo sobre a Estatística Descritiva e Correlação

João Malossi
João Malossi
2 min readJan 23, 2018

--

Minhas férias chegaram (SIM!), e como já era de se esperar estou aqui quebrando a cabeça pra aprender algumas coisas novas já que agora tenho mais tempo.

Por isso resolvi fazer um estudo simples sobre estatística descritiva e correlação em Python. Eu vejo que, apesar de ser uma coisa super básica, a estatística descritiva ajuda muito quando vamos explorar os datasets. Resolvi até estender um pouco o aprendizado e plotar um mapa de correlação.

Como estou migrando aos poucos do R para o Python um estudo básico assim me ajudou bastante a clarificar tudo o que já venho aprendendo e tenho certeza que se você é iniciante também vai te ajudar.

Também gostaria de dar uma dica pra quem quer começar a aprender Python (ou R). Apesar de não ser muito barato, o Datacamp é um site muito bom. Tem vários projetos pra quem está começando a se aventura nessa área, além de ‘tracks’, que são programas de aprendizado voltado para áreas como o Data Science, Data Analyst, Programmer e outros. Já fiz cursos em alguns outros sites como o Udemy, Coursera, e Udacity, mas de longe o Datacamp foi o melhor para o meu aprendizado, já que disponibiliza um console e exercícios pra que você possa ir praticando e aprendendo.

Então chega de lero-lero e confere abaixo o notebook do estudo (que também está disponível no meu Github com os datasets que utilizei):

--

--

João Malossi
João Malossi

Publicitário, cientista de dados, entusiasta de novas tecnologias, apreciador de cervejas e músico de notebook nas horas vagas.