Primeiros passos: Um pouco da minha história!

by: João Roberto
Jan 30, 2017 · 4 min read
“ Uma longa caminhada começa com um simples passo! ”

Olá, que bom que você veio. Este é o inicio de um projeto pessoal, um lugar onde eu posso expor meus pensamentos e compartilhar meus conhecimentos para quem quiser ler e aprender. Afinal de contas, “ O conhecimento move o mundo! ”.

Quem sou eu?

Bom, primeiramente devo me apresentar. Meu nome é João Roberto, tenho 30 anos e estou envolvido na área de T.I. há uns dez anos.

Quando criança, adorava praticamente tudo que estava relacionado a tecnologia, e isso meio que me incentivou a seguir nessa área.

Atualmente sou graduado em Desenvolvimento de Softwares para Internet, tenho uma paixão enorme por tecnologia e investimentos!

Sou evangelista — e fã — do framework Laravel, e defensor assíduo de um código limpo!

Sede da Fretebras — Catalão / GO

Atualmente trabalho como software engineer na Fretebras.

A Fretebras é uma empresa pioneira e líder de mercado em divulgação de fretes que visa integrar a comunidade do setor de transportes por meio da internet.

Disponibilizamos ferramentas que permitem o compartilhamento de veículos de diferentes empresas para o transporte de cargas, possibilitando que motoristas autônomos e frotistas encontrem fretes compatíveis com as características e posição geográfica de seus veículos.

Fundada em 2008, a empresa possui mais de 100 milhões de pageviews/mês e um aplicativo Android com quase 700 mil downloads, números que a torna líder em audiência no segmento..

Além disso tudo, gostaria de falar que eu amo projetos Open Source e sempre que sobra um tempo procuro contribuir com alguma coisa.

Esse é o meu site pessoal:

Como tudo começou?

Comecei no mais baixo nível de todos, eu era o famoso “sobrinho”!!!

Cliente: Estou precisando fazer um site. Quanto você cobra?

Profissional: Depende do que precisa. Algo completo, bem estruturado, com diagramação, banco de dados, painel de administração. Uns três mil reais ou mais… Mas, antes de te passar um orçamento, precisamos sentar e analisar sua necessidade.

Cliente: Nossa! tudo isso? Nem pensar! Pode deixar… Vou pedir para meu sobrinho fazer.

Sobrinho: Faço um precinho bem bacana, sai por duzentos reais e ainda te entrego tudo funcionando ( rsrsrs…) em uma semana.

P.S: ( Desculpem, eu não aguentei... eu tive que colocar os risos após a palavra funcionando.)

O termo “sobrinho” é bastante usado na área de T.I. para em titular um indivíduo com conhecimento mínimo, que cobra um preço ridículo ( prostituindo o mercado ) e na grande maioria das vezes presta serviço de péssima qualidade. Geralmente são aquelas pessoas sem experiência, que dizem conseguir fazer algo (e cobrar por isso) só porque assistiram a um tutorial qualquer na internet.

Não demorou muito pra perceber que aquele não era o caminho correto!

Ainda jovem, por volta dos meus 17 anos, resolvi cursar uma faculdade. O curso que escolhi? “Desenvolvimento de Softwares para Internet”, foi a partir daí que comecei trilhar minha carreira no rumo certo.

Minhas experiências?

Os anos foram passando… Fui estudando e ao mesmo tempo apanhando de coisas simples… Quebrando a cabeça com coisas complexas… Errando e principalmente aprendendo com os erros! Hoje, posso dizer que sou um profissional com uma visão bem ampla da área de T.I, bem como, do mercado como um todo.

Dentre minhas competências, habilidades e experiências, posso citar alguns termos e junto com eles, uma sopa de letrinhas, sendo:

  • Relacionados a Programação: PHP, Laravel, jQuery, Node.js, JavaScript, Vue.js, Html5, CSS, Sass, Gulp, Git, PeopleSoft, Svn, Wordpress, SEO, Testes automatizados e por aí vai…
  • Relacionados a Banco de dados: MySQL, Oracle, MongoDB, Redis, MariaDB e etc…
  • Relacionados a Infraestrutura e Redes: Linux, Docker, Apache, Nginx, AWS, Digital Ocean, Windows Server, Active Directory, pfSense, Mikrotik, Montagem e manutenção de computadores, dentre outras coisas…

P.S: (Não sou especialista em tudo o que foi citado acima, porém tudo isso já fez e ou faz parte do meu trabalho em T.I. )

Resumindo…

Finalmente, tirei essa ideia do papel e espero ajudar a todos compartilhando um pouquinho do que eu aprendi e ainda estou aprendendo.

Abraço!

joaorobertopb

Conversor de café em código. Aspirante a empreendedor, apaixonado por tecnologia e investimentos. Um cara tranquilo e ainda um pai de família!

    by: João Roberto

    Written by

    Conversor de café em código. Aspirante a empreendedor, apaixonado por tecnologia e investimentos. Um cara tranquilo e ainda um pai de família!

    joaorobertopb

    Conversor de café em código. Aspirante a empreendedor, apaixonado por tecnologia e investimentos. Um cara tranquilo e ainda um pai de família!

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade