Como Chatbots podem agilizar o seu processo de Recrutamento e Seleção?

Ana Ribeiro
nift.com.br
Published in
2 min readApr 1, 2018

Você é recrutador, tem muito que fazer e parece nunca ter tempo suficiente para suas atividades diárias? Gostaria de deixar o seu tempo mais focado nas atividades que realmente entregam valor? O chatbot consegue nos ajudar a aumentar a produtividade, nos permitindo focar em questões mais estratégicas e ainda assim, oferecer o nível de ‘serviço’ que os candidatos e clientes esperam.

Mas afinal, o que é chatbot?

Segundo a SHRM, é um programa de computador que simula uma conversa — seja por texto ou por voz. Chatbots, empoderados com Inteligência Artificial, conseguem interagir com humanos e ser incrivelmente ágil em cada interação. Essas ferramentas conseguem auxiliar o recrutador em interações comuns no processo de seleção — recebendo aplicações nas vagas, agendando as entrevistas, conduzindo entrevistas iniciais e até mesmo iniciando o processo de onboarding. Resumindo, chatbots conseguem poupar tempo, agilizar o processo seletivo e alcançar mais candidatos.

A Allegis Global Solutions conduziu uma entrevista em 2016 com 200 candidatos para determinar o quanto eles estavam confortáveis em interagir com robôs durante o processo seletivo. Os resultados:

- 57% dos candidatos se diz ‘satisfeito’ ou ‘muito satisfeito’ interagindo com essas tecnologias inteligentes quando respondiam questões iniciais na aplicação ou entrevistas. E os candidatos ficaram ainda mais confortáveis (66%) interagindo com robôs nas etapas de agendamento das entrevistas e nas pré-entrevistas (preparação com algum tipo de dica ou conteúdo, antes das entrevistas de aprofundamento).

Além desses benefícios já citados, o chatbot está disponível para interagir com candidatos 24 horas por dia, 7 dias por semana e com uma taxa de 100% de retorno desde a aplicação no processo — melhorando, muito, a experiência do candidato.

Para finalizar — e acalmar muitos — é improvável que esse tipo de tecnologia venha a substituir o fator humano no recrutamento. O ideal é eles assumirem o ‘trabalho duro’ e operacional, deixando seu tempo livre para focar nas etapas onde realmente o contato humano é essencial e que são, conseqüentemente, as etapas mais estratégicas do processo.

E você, como vê o uso de chatbots para o RH? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato com a gente ;)

--

--