

A EXPERIÊNCIA EM TICKETING MUDOU. PARA MELHOR.
No passado, comprar um ingresso para um evento esportivo concorrido era praticamente impossível. Era preciso se movimentar para adquirir aquele papel que permitiria sua entrada: ir até um local físico de venda, enfrentar filas de dias, cambistas em maior quantidade, entre outros. E no evento: problemas com filas nos acessos e mais cambistas.
Hoje, além dos pontos físicos, a compra é feita pela internet. Ainda sim, existem filas virtuais e o torcerdor não possui a mínima noção de como será sua visão de campo caso esteja adquirindo o ingresso pela primeira vez em um determinado assento ou caso queira sair do seu habitual.
Do ponto de vista do organizador, o desejo de ver seu evento lotado todas as vezes é recorrente. Só que para isso, ele deve investir em soluções que melhorem da experiência de compra até o acesso do seu torcedor.
Graças à tecnologia, muitos problemas citados acima podem ser completamente sanados ou reduzidos.
Tais tecnologias separadas em duas partes: Compra e Acesso.
A compra de ingresso pela internet (PC ou Mobile) é simples. Inicia-se pelo cadastro/login, escolha do assento, pagamento e forma de retirada, - ou carregamento em cartão crédito/cartão de sócio - .
Durante o processo da escolha do assento, é mostrado um mapa com a disponibilidade e localização. No entanto, muitas vezes, é impossível ter a visão exata do campo/quadra, não há como saber se existe um ponto cego ou se está muito perto ou muito longe dos atletas.
Neste ponto, empresas como a Ticketing 3D , Pacifa Decision e IOMEDIA (em parceria com a Ticketmaster) apresentam soluções que alteram completamente a experiência de compra de ingressos ao criar um ambiente 3D que fornece a exata visão que o torcedor encontrará ao redor de seu assento. Desta forma, ajudando em seu processo de compra.


Essa solução ainda permite ao clube/organizador otimizar a venda de season tickets, pois, o torcedor escolherá aquele lugar por uma temporada. O que também agiliza a renovação e/ou realocação destes season tickets.
Além dessas facilidades, é possível criar uma nova propriedade comercial para patrocínios, inserindo marcas durante o processo de compra.


Para finalizar este tópico, fica o convite para navegar na ferramenta Virtual Venue da IOMEDIA para aquisição de ingressos dos Yankees, NY Knicks e Seattle Sounders FC.
Com relação ao Acesso, é preciso ir além, discutir todo o gerenciamento do equipamento (arena, ginásio, teatro, etc.).
Devido às compras online, é possível saber quantas pessoas estarão presentes. Portanto, é necessário preparar o acesso (catracas, verificações, filas, etc.) de acordo com o número de ingressos vendidos para evitar que os torcedores percam o início do evento. E neste ponto, a Pacifa apresenta uma ferramenta eficiente que possibilita uma simulação com a finalidade de alocar a quantidade certa de funcionários para cada portão.
Além disso, se houver algum gargalo em certos grupos de catracas, é possível eliminar o problema ao realocar funcionários de outros acessos e construir rotas alternativas de fluxo para agilizar a entrada dos torcedores.
Ainda na questão da gestão do equipamento como um todo, a Ticketing 3D oferece uma solução chamada Venue Analytics que permite identificar quais blocos foram mais ocupados ao longo do tempo. O que possibilita identificar quais acessos exigirão mais atenção e agilidade. E pensando no pré evento, ao analisar os setores mais frequentados, facilita tomar decisões acerca da precificação e segmentação das próximas partidas ou de toda uma temporada.
Rapidamente… Existem tecnologias interessantes para catracas, além dos populares cartões mifare e “papel”, como a leitura de QR Code fornecido pelo celular do torcedor e a biometria (dedos). No Brasil, a empresa Imply (Arena do Grêmio, Arena CAP, Maracanã e Itaipava Pernambuco) fornece acessos com leitura biométrica, celular e também,- voltando um passo -, máquinas de auto atendimento tanto para retirada de ingressos quanto para aquisição.
É preciso lembrar que todas essas soluções são integradas às bases de dados, CRM, comercial e relacionamento. Quando funcionam de forma eficiente, elevam a satisfação e experiência dos torcedores. Além de construir oportunidades comerciais, e o mais importante, transmitir segurança ao identificar problemas que necessitam ser evitados antes, durante e depois da operação do evento.