Tutorial DEAP

John Theo
johntheology
Published in
4 min readMar 22, 2018

TL;DR

Neste post eu quero mostrar a utilização de um framework para computação evolucionária chamado DEAP(Distributed Evolutionary Algorithms in Python). Como o nome já diz é uma lib de algoritmos evolucionários que podem ser rodados de forma distribuidas. Ah, e é em Python! =)

Descobri esse framework quando fui buscar uma solução(em Python) que me auxiliasse em alguns trabalhos da disciplina de Computação Evolucionária que estava fazendo no mestrado. Confesso que no inicio demorei para pegar o jeito, pois a biblioteca tem uma forma peculiar de definir os operadores e funções. Porém depois de compreendido, não quis outra vida! se torna natural pensar nas soluções. Just sit and code!

O que coloco abaixo é um Toy Problem sugerido pelo professor da disciplina. O notebook que eu fiz pode ser encontrado nesse link e tem praticamente o conteudo abaixo(que exportei para colocar aqui no blog)

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Você gerencia uma fábrica de garrafas plásticas que tem apenas uma máquina extrusora. Esta máquina pode funcionar até 60 horas por semanda, isto é, 6 dias por semana com jornada de 10 horas por dia. A máquina é capaz de produzir dois tipos de garrafas plásticas: tipo “leite” e tipo “suco”. Toda a produção semanal de garrafas plásticas é armazenada temporariamente num depósito. No domingo toda a produção é despachada para os compradores e o depósito é esvaziado completamente.

A linha de produção leva 6 horas para produzir 100 garrafas tipo leite e 5 horas para produzir 100 garrafas tipo suco. Cada Carrafa tipo leite ocupa 10 unidades cúbicas de espaço no depósito, enquanto que a garrafa de tipo suco ocupa 20 unidades cúbicas. O depósito tem capacidade máxima de 15000 unidades cúbicas.

A contribuição no lucro final da empresa por garrafa tipo leite é de 5 unidades monetárias e por garrafa tipo suco é de 4,5. O departamento de vendas tem contratos de fornecimento capazes de absorver toda a produção possível de garrafas tipo suco, porém tem compradores somente para 800 garrafastipo leite por semana.

Você deve estabelecer qual é o plano de produção mais adequado para maximizar o lucro total da empresa, isto é, quantas garrafas tipo Leite e quantos tipoo Suco devem ser produzidas semanalmente.

Import dos pacotes

O DEAP fornece várias bibliotecas que facilitam o trabalho e deverão ser importadas:

  • base:
  • creator:
  • tools:
  • algorithms:

Outras blibliotecas auxiliares serão utilizadas nesse tutorial:

Natureza do problema

Como se trata de um problema de maximização criamos essa função conforme a especificação do DEAP

Individuos e população

Cada problema necessita uma forma particular de modelar o individuo, bem como a população deve ser gerada. Sendo assim os passos que devemos fazer no DEAP são:

  • Definir estrutura do individuo(list, set, etc)
  • Definir a função que irá gerar os alelos
  • Definir a função que irá gerar os individuos
  • Definir a função que irá gerar a popuulação

Função de fitness

Essa função ao contrário das outras que são produzidas quase que parametricamente, deve ser impllementada manualmente. Nela é onde o individuo receberá o valor de fitness que corresponde à modelagem funcional do problem. Para o caso deste exemplo em questão temos:

Operadores

Para o DEAP são considerados como operadores:

  • evaluate: operador para realizar o cálculo de fitness do indivíduo
  • mate: operador para realizar cross over de indivíduos
  • mutate: operador para realizar a mutação dos
  • select: operador para selecionar os melhores de uma geração para outra

Cada um desses operadores deve ser registrado. Seguindo a documentação do DEAP, damos um nome para o operador, seguido da função que ele irá realizar, seguido dos parametros dessa função

Funções adicionais

Dependendo de cada caso, podemos desejar mostrar relatórios específicos. Para esse problema, criamos duas funçõs. Uma para imprimir os dados de um indivíduo e outra para plotar o gráfico das evoluções das gerações.

Algoritmo

Depois de definir toda a estrutura do nosso problema e o comportamento, faz-se necessário implementar o algoritmo que irá rodar. Essa implementação é composta dos parametros do Algoritmo Genético e a logica que manipula a população.

No exemplo abaixo utilizamos uma implementação já fornecida pelo DEAP: o eaSimple que é um algoritmos do livro “Evolutionary Computation 1 : Basic Algorithms and Operators”(cap.7).

Neste exemplo também optei por trazer uma implementação mais enxuta sem mostrar os stats monitorados no console, de modo apenas focarmos no processo como um todo do AG.

Abaixo o resultado da execução do algoritmo

Individuo:[1, 0, 1, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 1, 0, 0, 0, 1, 0, 1, 0]
Quantidade de garrafas de leite: 672
Quantidade de garrafas de suco: 394
Lucro: 5133.0

Por hoje é isso. Espero que essa dica tenha ajudado a facilitar a sua vida.

Até mais!

--

--

John Theo
johntheology

Engenheiro da Computação, musico, esposo, pai. Buscando acertar os detalhes da vida com muita arte.