10 motivos para ler “Os cinco sentidos”

Meu novo livro publicado pela editora Patuá

Jo Melo
jomelo
Published in
2 min readFeb 28, 2024

--

1. Escrito por uma mulher, mãe solo, autista

Ler literatura feita por minorias, principalmente, mulheres, te dá a oportunidade de conhecer novas autoras e apoiar o movimento e a nossa luta, e isso não tem a ver com caridade, mas com causa!

2. Poemas em primeira pessoa

Utilizo minha vida cotidiana e experiências para expressar meus sentimentos por meio dos versos (poema narrativo).

3. Escritos em momentos de crise

Quase 90% dos poemas foram escritos em momentos de crise. Bem, sou uma autista que usa a escrita para regular. E escrever poesia me centra.

4. Variedade de estilos de poesia

Tem poesia para além do clássico. A poesia concreta e visual se apresenta em muitos dos meus poemas, o que dá sensação de movimento. Eu te convido, intrinsecamente, a usar seus sentidos.

5. Honestidade e abertura

Escrevo de forma verdadeira, falo abertamente sobre sexo e minhas experiências são narradas de forma bastante detalhada — literalmente, sem vergonha alguma — sim, tem safadeza!

6. Que capa, meus amigos

A capa tá linda e tem significado. Quis expressar figurativamente como me sinto durante as crises sensoriais. A inspiração foi a arte do movimento Dadaísta. Você não começa a ler meu livro na primeira página, mas a partir da capa.

7. Surpresa!

Na última página, deixo um presente para você!

8. Qualidade editorial

O trabalho de edição, bem como preparação, diagramação, etc., estão impecáveis. É um livro bonito para se ter! Obrigada, Patuá!

9. Descoberta sensorial

Alguns autistas usam os sentidos de forma mais aguçada. A gente “ouve” mais alto, “sente” mais o toque, nosso olfato é muito apurado e o paladar também, tudo isso é como uma hipérbole e ter colocado minhas crises e sentimentos em forma de versos, além de ser um desafio, te convida a sentir como nós sentidos, a se colocar no lugar.

10. Cópia autografada até 01 de março

Quem adquirir o livro até o dia 01 de março receberá uma cópia autografada.

  • Para quem for ao lançamento, compre direto comigo no dia.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>COMPRE AQUI

O lançamento de “Os cinco sentidos” acontece no dia 02 de março, às 15h, na livraria Patuscada!

--

--

Jo Melo
jomelo
Editor for

Mãe, autista/tdah com hiperfoco em escrita, premiada na Suíça, escrevi 7 livros. Aqui, escrevo sobre autismo, mulheres, maternidade. Veja + em @jomelo.escritora