3 perguntas e respostas sobre meu novo livro Os cinco sentidos

Jo Melo
jomelo
Published in
2 min readFeb 20, 2024

--

Sobre o que é e qual o gênero do livro?

O gênero do livro é poesia. No intitulado "Os cinco sentidos", quis trazer algumas vivências diárias através dos versos.

Minha poesia é baseada no "eu-narrativo", ou seja, é em primeira pessoa, com relatos pessoais e de observação. Alguns poemas trazem elementos da "Poesia visual e concreta".

Já, em cada um dos capítulos, escrevi sobre um sentido. Na audição, retratei coisas que ouvi; no olfato, algumas sensações sinestésicas; sobre o paladar, é quase todo figurativo, e assim por diante.

O livro é sobre autismo?

Não, mas é escrito por uma autista. O diferencial está na forma como os sentidos são abordados. Alguns eu escrevi de forma literal, outros, nem tanto. Retratei alguns poemas com a minha visão de crises, e também de observação de pessoas.

A capa do livro me deixou confusa, qual foi a inspiração?

A inspiração se deu a partir do artista e poeta Raoul Hausmann e do Dadaísmo, um movimento antiartístico moderno cujo lema era: "a destruição também é criação".

A brincadeira dos recortes e as cores vibrantes misturadas com olhos, boca, etc., são para justamente causar estranheza, é para ilustrar uma crise sensorial. É assim que me sinto num Shutdown ou Meltdown.

--

--

Jo Melo
jomelo

Mãe, autista/tdah com hiperfoco em escrita e premiada na Suíça. Escrevo sobre autismo, mulheres, maternidade. @jomelo.escritora. Aqui tem textos desde 2016.