Escritora e editora da revista Mães que Escrevem estreia com seleção em prêmio literário na Suíça

Jo Melo
ShutDiaries
Published in
2 min readJan 2, 2023

--

O sonho de todo escritor e escritora é ter sua obra lida e reconhecida. Não é pra menos. Eles escrevem não apenas para si, mas também querem compartilhar suas memórias, vivências, histórias e criações com o mundo e quando as pessoas leem, a alegria é enorme.

Foi essa alegria que contagiou Jo Melo, escritora e fundadora da revista Mães que Escrevem — projeto literário voltado à maternagem — quando recebeu a notícia que o seu livro, Hipérboles, foi selecionado para o Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros. A premiação ocorrerá no dia 21 de março de 2023, em Genebra, na Suíça.

A obra de nome Hipérboles — Afogo e transbordo em mim, se encaixa na categoria poesia e, segundo a autora, é um diário feito por versos. Segundo a leitora crítica da obra, Clarissa Comin Mestra e Doutora em Estudos Literários:

“Pode-se dizer que a intensidade atravessa os versos e adquire colorações diversas em cada uma das seções. Essa força poética cujo tom prosaico nos lança em situações sofridas e vividas por mulheres, como abuso sexual, ciclos de vida, relacionamentos abusivos convida o leitor a vivenciar o texto não apenas no âmbito intelectual, mas também corporal. São poemas que ganham corpo ao mesmo tempo em bem que dão esse corpo autoral para o seu leitor."

O prêmio chega à sua 7ª edição. Segundo a editora que promove o evento, o ato traz a público obras que se destacaram no cenário cultural do Brasil e

da Suíça, além de promover um intercâmbio cultural e reconhecer autores independentes.

“Estou muito feliz e realizada em ter sido escolhida. Escrever o Hipérboles foi um sonho realizado. Demorei quase 10 anos para ter coragem de publicá-lo, mas hoje sei que fiz a coisa certa. Por isso, digo para quem tem o mesmo sonho: não desista!”, comenta a autora.

Apoie o recebimento do prêmio, doe aqui.

O livro

Instagram: @a.jomelo

--

--

Jo Melo
ShutDiaries

Mãe, autista/tdah com hiperfoco em escrita e premiada na Suíça. Escrevo sobre autismo, mulheres, maternidade. @jomelo.escritora. Aqui tem textos desde 2016.