Goyo, o drama amoroso que tem um autista como protagonista

Jo Melo
ShutDiaries
2 min readJul 17, 2024

--

Sinopse: “Um jovem autista que trabalha num museu vive numa rotina rígida, mas tudo muda quando ele se apaixona por uma colega e tem de lidar com novas e intensas emoções”

Daqui pra baixo pode conter spoiler:

Finalmente um filme com uma história sobre amor, colocando uma pessoa autista enfrentando as mesmas dificuldades e desafios que um relacionamento apresenta no dia a dia.

Apesar da representação dos autistas ser frequentemente "robotizada", o filme Goyo vai além do clichê "tadinho, ele é autista, vamos mostrar uma história de superação". Em vez disso, mostra a perspectiva "eu sou autista e estou apaixonado, vou lutar por essa mulher", resultando em um baita drama amoroso.

Goyo é mais um filme sobre os percalços de um relacionamento um tanto complicado, mas com a diferença de que uma das partes é uma pessoa com transtorno do espectro do autismo.

Embora a representação de autistas geralmente seja como se fossem um robô ambulante, como visto em Goyo, eu gostei muito de como o filme retrata a realidade de um autista que trabalha fora e é, digamos, "independente".

O personagem é guia em nada mais nada menos que no Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires, e hiperfocado em Van Gogh. Num dia de trabalho, Goyo se apaixona por uma segurança. Ele tenta de alguma forma se aproximar dela, mas enfrenta dificuldades devido à falta de habilidade social, comum em autistas, e também por sensibilidade sensorial, entre outros fatores. Com a ajuda de seu irmão, consegue se aproximar de Eva e vive um drama amoroso com essa mulher que é mais velha, mãe solo e esteve em um relacionamento abusivo, inclusive com violência física de seu ex-marido.

Como acontece com muitas pessoas autistas, Goyo tem uma irmã que quer protegê-lo excessivamente, vendo ele como incapaz de amar ou com medo de que ele seja "usado" de alguma forma, proferindo palavras e ações capacitistas.

Enfim, para quem é autista ou convive com autistas, esse filme é uma ótima recomendação, especialmente pelo drama amoroso em que Goyo está envolvido!

E aí, se você já assistiu, me conta o que achou!

📺 Netflix
🕣 107 min

--

--

Jo Melo
ShutDiaries

Mãe, autista/tdah com hiperfoco em escrita e premiada na Suíça. Escrevo sobre autismo, mulheres, maternidade. @jomelo.escritora. Aqui tem textos desde 2016.