Photo by marcos mayer on Unsplash

Linguagens do amor e pessoas neurodivergentes

Jo Melo
ShutDiaries
Published in
3 min readJul 3, 2024

--

As pessoas autistas, sim, demonstram sentimentos. Precisamos tomar cuidado com isso, porque a maneira como as pessoas falam é como se autistas odiassem todo mundo ou fossem frios ao ponto de não sentir nada. Isso é mentira; somos seres humanos.

Expressamos nossos sentimentos de formas diferentes.

Assim como algumas pessoas conseguem se expressar melhor dizendo "eu te amo", outras expressam o mesmo sentimento de forma diferente, seja dando um presente, levando para comer algo, fazendo uma refeição juntos, indo ao cinema ou explorando outras formas. E é isso.

Você não precisa fazer tudo igual a todo mundo.

Se você demonstra afeto com flores, outra pessoa tem que demonstrar afeto com flores porque aquilo é correto? Não necessariamente. Eu posso demonstrar afeto ao ouvir o que você tem a dizer ou, como mencionei nos parágrafos acima, te convidar para comer um bolo ou oferecer uma palavra de conforto ou dar mostrar uma música que eu goste.

Existe algo chamado as 5 linguagens do amor. Maneiras como as pessoas gostam ou conseguem expressar seus sentimentos. Essas linguagens estão divididas entre:

Palavras de afirmação

É quando uma pessoa elogia a outra e ela se sente bem. Sem dúvida, a forma dela se sentir amada é ouvir "eu te amo", "você está linda". "Quer que eu faça alguma coisa por você?"

Tempo de qualidade

Como o nome sugere, refere-se ao tempo que se passa com alguém. Às vezes, a pessoa se sente muito bem ao passar o dia inteiro com você, ou pode não ser necessariamente a quantidade de tempo, mas sim a maneira como você o utiliza. Quando está com alguém, você não fica no celular; em vez disso, presta atenção no que ela está dizendo, e vocês fazem coisas juntos.

Atos de serviço

Ocorrem quando as pessoas fazem algo em prol de outra, ou seja, é uma ação mais direta. Por exemplo, se estou com o braço quebrado e preciso que alguém me ajude diretamente, essa pessoa pode vir, fazer o jantar, ficar comigo ou ir comprar algo no mercado para mim. Isso é um ato de serviço, e eu me sinto amada. Da mesma forma, outra pessoa também pode se sentir amada ao receber essa atenção, de uma maneira mais prestativa e ativa.

Dar presentes

Pode ser que a pessoa goste de receber presentes e se sinta amada quando você dá algo, não necessariamente caro, mas talvez uma carta, uma florzinha que você pegou de uma praça ou um pedaço de bolo que você fez. Ou você mesmo pode gostar de se sentir amado dessa forma.

Contato físico

Tem gente que gosta de ser abraçada e beijada. Pode ser que autistas também gostem. Há pessoas específicas que eu gosto de contato físico. Isso não quer dizer que, por ser uma pessoa autista, eu não goste de tocar. Há pessoas específicas que a gente deixa chegar mais perto, e sim, essa pode ser também uma linguagem do amor.

As minhas linguagens do amor

Minha linguagem do amor são os atos de serviço e os presentes. Eu gosto que as pessoas venham e façam coisas, ações diretas por mim e adoro presentear aqueles que gosto.

Se você é meu amigo ou minha amiga e já recebeu uma cartinha, uma florzinha, qualquer coisa, é sinal de que eu gosto de você e não necessariamente preciso dizer "eu te amo" ou "você é meu melhor amigo" ou qualquer outra coisa que expresse o sentimento.

Pra terminar…

Precisamos aprender, como sociedade, a identificar e aceitar as diversas formas de afeto das pessoas — a neurodiversidade que é o que tanto falamos todos os dias.

E tá tudo bem você não gostar de dizer "eu te amo" ou só se sentir amado quando recebe um "eu te amo". É preciso saber identificar, é preciso perguntar.

Cada qual tem uma linguagem. Até mesmo bem mais ampla que apenas cinco.

Agora me diz, como você expressa seus sentimentos?

--

--

Jo Melo
ShutDiaries

Mãe, autista/tdah com hiperfoco em escrita e premiada na Suíça. Escrevo sobre autismo, mulheres, maternidade. @jomelo.escritora. Aqui tem textos desde 2016.