Não tenha filhos

Jo Melo
ShutDiaries

--

Casada de ceder. A gente bate no peito falando que é livre, mas não tem como ser. A maternidade te obriga a fazer coisas que você não quer, mas precisa, pelo bem de alguém que se é responsável. Por isso que eu falo toda vez que alguém vem me perguntar: não tenha filhos!

Eu, uma mulher que é mãe, aconselhar outras pessoas a não terem filhos deveria ser certificado de confiança. Não porque eu não ame minha cria, não voltaria, mas as implicações que esse título social tem, são pra vida toda.

Você recebe tudo em dobro. Racismo, sexismo, preconceito. Vocês não fazem ideia do que é criar um menino nessa sociedade machista… Não é fácil, é melindroso pensar no seu futuro como homem.

Ensinar que ninguém deve tocar o corpo dele, ensinar sobre sua origem racial para que não se sinta mal quando alguém coloca apelidos, agora, por exemplo, ele é o Mogli. Ensinar que “não é não”, que ele deve sempre respeitar as diferenças, etc.

Alimentar, vestir, chorar muito, se sentir culpada, cansada, rejeitada, excluída, ser preterida em vagas de emprego, mas, em contrapartida, tem os beijos, os carinhos, o amor que até dói, mas a bagagem disso tudo é pesada demais.

--

--

Jo Melo
ShutDiaries

Mãe, autista/tdah com hiperfoco em escrita e premiada na Suíça. Escrevo sobre autismo, mulheres, maternidade. @jomelo.escritora. Aqui tem textos desde 2016.