Sobre a loucura que é ser mãe e autista

E o que autismo tem a ver com maternidade? Muita coisa

Jo Melo
ShutDiaries
Published in
2 min readJul 21, 2024

--

Acho que todos que me conhecem sabem que sou uma mulher autista e com TDAH. Recebi meu diagnóstico no ano passado, aos 34 anos. E o que isso tem a ver com maternidade? Muito! Coisas que eu me questionava por não ser igual às outras mulheres me deixavam pensativa, e algumas questões pessoais como "é isso que é amor de mãe?" vinham à minha mente diariamente.

Se para qualquer mãe é uma descoberta passar pela gravidez, para mim, com sensibilidade sensorial, foi estranho. Eu não curti estar grávida, nunca gostei de vídeos de parto; só de ver, eu já tremia. Cheguei a perder amizades com outras mães porque nunca achei a experiência bonita o bastante.

Tudo foi um grande aprendizado. O toque, o tentar saber o que meu filho queria, sendo que eu não sou boa com pistas; se para você foi difícil, imagine para mim. Meu puerpério foi intenso. A cada mês, eu lia na internet o que poderia acontecer com o desenvolvimento do meu filho só para me sentir segura, a tal previsibilidade. E fomos crescendo assim.

Atualmente, ele vai fazer 14 anos e já me conhece. Sabe que não curto barulho, especialmente porque ele joga. Ele sabe das minhas crises e me apoia do jeito dele. Assim como também me deixa doida quando joga cueca, calça e a mochila no chão quando chega da escola. É difícil para ele também ter de lidar com as minhas "manias de autista" e a falta de autorregulação do TDAH. Mas a gente se entende.

Ter recebido o diagnóstico foi bom para mim e para ele. Porque agora eu sei que o amo, e esse amor não precisa ser igual ao das mães neurotípicas. Inclusive, uma "amiga" minha disse uma vez que eu não amava meu filho. Vê se pode. Só porque meu amor não era igual ao dela. As pessoas podem ser cruéis às vezes.

Ser mãe e autista é lidar com muitas descobertas e crises. Afinal, não há previsibilidade e, muitas vezes, nem um pouco de suporte, ainda mais por ser mãe solo. Ser mãe e autista é ser eu, chata para caramba, chata mesmo, mas que tem um menino de ouro que me ama do jeito que sou.

Por @jomelo.escritora

--

--

Jo Melo
ShutDiaries

Mãe, autista/tdah com hiperfoco em escrita e premiada na Suíça. Escrevo sobre autismo, mulheres, maternidade. @jomelo.escritora. Aqui tem textos desde 2016.