Criando um pipeline no Gitlab

Jorge Junior
Jorge Junior
Published in
2 min readAug 26, 2019

Fala pessoal, tudo na paz? Hoje vou escrever rapidinho sobre uma coisa bem legal que estou estudando atualmente, sobre como podemos melhorar e usar ferramentas para auxiliar no nosso processo de deploy.

O Gitlab possui ferramentas de CI/CD muito legais e de fácil configuração. A ideia aqui é compartilhar um pouco sobre a primeira etapa, geralmente, da etapa de deploy: os testes automatizados. Criei um ambiente simples, com ruby, rspec e dois arquivos: uma classe e um arquivo referente aos testes dessa classe.

Configurando nosso CI/CD no gitlab

Agora vamos ao que interessa, criar nosso primeiro estágio, o de testes. Para isso, é necessário criarmos primeiro nosso repositório no gitlab, com os procedimentos padrão mesmo (criar o repositório, adicionar o nosso origin e etc)

Com ele criado, podemos ir então na página do diretório que fica no menu lateral

Ao acessar esta página, iremos para pagina de boas vindas sobre o CI/CD do gitlab https://docs.gitlab.com/ee/ci/quick_start/

O que precisamos fazer é criar um arquivo chamado .gitlab-ci.yml, que é o responsável por realizar as ações durante nosso deploy, que no nosso caso, será apenas a execução dos testes:

Pronto, isso é o suficiente. Assim que fizermos uma modificação e o git push pro repositório, já teremos o nosso Pipeline em funcionamento (O acesso ao pipeline é pelo mesmo menu lateral)

Bom pessoal, por hoje é isso! O repositório pode ser encontrado em:
https://gitlab.com/jorgedjr21/gitlab-pipeline

--

--