#120 E-mail semanal

Cuidados com a bolha

Leio muitos livros. Alguns bons e outros nem tanto.

Uma vez por mês envio um e-mail com os que acho que valem a pena ser compartilhados. Sem pedir nada em troca.

Na verdade, quase nada. Também peço que me enviem recomendações. E assim todos vamos descobrindo e compartilhando livros que merecem ser lidos, além de incentivar cada vez mais o hábito da leitura.

Se quiser se juntar é só se cadastrar aqui. É grátis, sem spam, só um e-mail por mês.

Mas há quem prefira mais de um. Esse texto hoje é só pra dizer que agora, também envio um e-mail por semana com o link de todos os textos aqui da publicação.

E mais uma curadoria de conteúdos interessantes que encontrei na semana. Desde vídeos, textos, podcasts, música, e qualquer coisa que julgue interessante.

Confesso, essa última parte é a que mais me empolga.

Cuidados com a bolha online

A maioria de nós se mantém informada sobre o que acontece no mundo por redes sociais. Tal hábito evidencia o famoso “filtro bolha”, como explica o Eli Pariser no TED abaixo.

Se de um lado os algoritmos tornam a navegação na rede mais fácil, do outro reduzem a diversidade ideológica, fragmentam informações importantes para compreensão completa dos fatos, e inserem pessoas em nichos de pensamentos semelhantes.

Sim, as redes sociais e seus algoritmos nos colocam nessa tal bolha. Consumir conteúdo de uma fonte diferente, pode pelo menos, aumentar o tamanho dela, deixá-la mais diversificada.

Espero que meus links ajudem nisso. E assim como nas recomendações de livros, possamos trocar informações, indicações e experiências.

Pra receber o e-mail semanal, basta seguir a publicação que enviarei como uma Letter. Ou pode apenas se cadastrar aqui embaixo (ainda vou pensar em um nome e aceito sugestões).

E se gostar, não deixe de recomendar e compartilhar.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Edgar Oliveira’s story.