#32 O fato mais surpreendente sobre o Universo, logo, sobre você

Sempre tive muita curiosidade pelo Universo, pela Astronomia, não é a toa que sou fã do Carl Sagan. Tenho até uma tatuagem inspirada nos seus pensamentos sobre a foto do “Pálido Ponto Azul”.

Hoje vi essa notícia que confirma uma de suas mais famosas citações (“We are all made of stardust”), e lembrei de um de outro formidável cientista, o Neil DeGrasse Tyson, e esse vídeo fantástico.

Quando indagado sobre qual seria o “fato mais surpreendente sobre o universo”, o Neil dá uma resposta fascinante.

“O fato mais incrível, é o conhecimento de que os átomos que compõem a vida na Terra, os átomos que compõem o ser humano, são rastreáveis até o ponto em que os elementos leves se tornaram elementos pesados no seu núcleo sob altíssimas temperaturas e pressões. Imagine no começo do universo, estrelas de alta densidade ficaram instáveis e, em seus últimos anos, entraram em colapso e explodiram, espalhando suas entranhas por toda a galáxia. Essas entranhas são feitas de carbono, hidrogênio, oxigênio e todos os ingredientes fundamentais da vida. Esses ingredientes se tornaram parte de nuvens de gás que condensaram, colapsaram e formaram a próxima geração de sistemas solares (planetas orbitando estrelas). E agora esses planetas têm os mesmos ingredientes importantes para a vida das estrelas.
 
Então, quando eu olho para o céu a noite, eu sei que sim, nós somos parte desse universo, nós estamos nesse universo. Mas talvez, o mais importante do que esses fatos, é entender que o universo está em nós. Quando paro e começo a refletir nesse fato, eu olho para cima. Muitas pessoas, pensando nisso, se sentem pequenas, insignificantes, pois o universo é gigantesco.
 
Eu não, eu me sinto igualmente grande, gigantesco, justamente pelo fato de que os meus átomos, que compõem meu corpo humano, vieram dessas estrelas. Tem um nível de conectividade absurdo. E é exatamente isso o que queremos na vida, não é mesmo? Queremos nos sentir pertencentes, conectados, queremos nos sentir importantes. Queremos sentir que somos participantes em atividades e eventos que acontecem ao nosso arredor. É exatamente isso que acontece, apenas por estarmos vivos, compartilhando o mesmo universo”.

Resumindo:

“Você não está nesse mundo por acaso. VOCÊ É O UNIVERSO. Entenda que, na camada dos átomos e matérias, você é feito do mesmo material dos planetas e galáxias”

Nossa obrigação de sobreviver e prosperar é devida não apenas a nós mesmos, mas também ao cosmos, antigo e vasto, do qual surgimos.

Que responsabilidade, e que privilégio!