Feira de alimentos orgânicos estreia na Reitoria

Produtos frescos vindos diretamente dos produtores todas as quartas-feiras na Reitoria (Foto: Divulgação/Centro-Oeste Popular Online)
Reportagem: Gabriel Snak

A Feira de Alimentos Orgânicos chega à Reitoria nesta quarta-feira (27), inaugurando um espaço a oferta semanal de produtos saudáveis para toda a comunidade. A partir de hoje, toda quarta-feira será possível obter alimentos de vindos diretamente dos produtores bem no centro da cidade.

Há cinco anos a feira já tem o seu lugar no campus de Ciências Agrárias da UFPR, onde tudo começou e, mais recentemente, no Setor de Educação Profissional e Técnica. A ideia nasceu de um projeto de extensão liderado pelo professor Luciano de Almeida, do Departamento de Economia e Extensão Rural (DERE), em 2009. A parceria de duas associações no projeto determina quais serão os produtores que participarão das feiras: AOPA (Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia) e Rede Ecovida de Agroecologia. “Ambas organizam os agricultores e fazem a certificação”, conta Luciano.

Como não há intermediários, o preço final agrada tanto ao consumidor final como ao agricultor, que pode ter uma remuneração mais justa pelo seu trabalho. “Nossa relação com os agricultores se faz a partir da noção de preço justo”, pontua o professor.

A feira é aberta ao público em geral e movimenta cerca de 20 famílias de produtores, sobretudo do município de Campo Magro e localidades vizinhas.

Serviço

Feira de Orgânicos da UFPR

A partir de 27/4, das 7h às 14h, todas as quartas-feiras.

Na Reitoria: Rua XV de Novembro, 1299, Centro (No saguão próximo ao Teatro da Reitoria).

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.