TEDx reúne palestrantes para refletir sobre educação em Curitiba

Com o tema “novas formas de ensinar e aprender”, o evento será realizado no dia 5 de março

Reportagem: Maria Miqueletto | Edição: Plínio Lopes

Dez palestrantes. 18 minutos para contar suas experiências com educação. É como vai funcionar o TEDxPraçaSantosAndradeED, a primeira conferência TEDx a usar a sigla ED (Education) no Brasil, estreando uma área focada em educação.

O objetivo do evento é dar espaço às novidades que estão sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo na área da educação. O TEDxPraçaSantosAndradeED, como foi batizado, ocorre no dia de 5 de março, na Capela Santa Maria, em Curitiba. A praça Santos Andrade é referência em cultura e educação na cidade, um dos motivos que a levaram a ser escolhida para nomear o evento.

Iniciativas como a Escola da Ponte, fundada pelo educador José Pacheco, ASID Brasil, co-fundada por Alexandre Amorim e a F123, liderada por Fernando Botelho, serão mostradas no TEDx. Ricardo Dória, fundador da Aldeia Coworking e A Grande Escola; Jessica Artiles, designer e educadora; Rosely Sayão, cineasta e colunista da Folha de S.Paulo; Luana Lobo, cineasta e produtora da Maria Farinha Filmes; Rogê Du Cerrado, co-idealizador da Grande Roda de Tambores; Kauanna Ferreira, fundadora da Organização de Desenvolviento do Potencial Humano e Aruni Van Amstel, de 13 anos, que frequenta uma escola tradicional, mas em casa vai além do que propõem e estuda tudo que tem interesse, também vão estar presentes.

O TEDx

O programa TEDx nasceu da organização sem fins lucrativos TED, uma conferência mundial destinada a compartilhar iniciativas inovadoras ao redor do planeta, por meio de palestras. Hoje, a organização dissemina ideias através de quatro áreas: o TED Conferences, TED Talks, TED Prize e TEDx.

Os eventos do TEDx são organizados de forma independente e reúnem pessoas para disseminar ideias ao estilo do TED. A Conferência TED estipula uma linha comum para o TEDx e apenas licenciados aprovados podem realizar o evento.

Inscrição

As inscrições para participação presencial no evento se encerraram nesse domingo, 21, mas quem não conseguiu se inscrever poderá ver a transmissão online no site do evento.

100 participantes serão selecionados para acompanhar o evento ao no local. Os critérios para escolha são afinidade com o tema e a capacidade de disseminar as ideias. Os nomes dos escolhidos serão divulgados até o dia 29 de fevereiro.

O evento será realizado no dia 5 de março, na Capela Santa Maria, em Curitiba.