Lançamento do jornal impresso

Coletivo Nuvem Negra
JORNAL NUVEM NEGRA
Published in
2 min readSep 11, 2016

É tempo de reconhecer e assumir as contribuições do conhecimento negro-africano nas universidades brasileiras

No dia 14 de setembro, nós, do Coletivo Nuvem Negra (CNN), coletivo de estudantes negras e negros da PUC-Rio, lançaremos o Jornal Nuvem Negra (JNN). O jornal será mais um veículo de denúncia contra o apagamento do conhecimento negro-africano nas instituições educacionais e de afirmação na importância da luta antirracista nestes ambientes. O espaço no impresso é pequeno, mas por aqui, no Medium, pretendemos em breve aprofundar os temas que serão lá abordados.

Na primeira edição do jornal, vamos iniciar a campanha de mapeamento racial dos professores da PUC-Rio. ‘‘Quantas professoras negras a PUC-Rio tem?’’ A campanha é ponto de partida para uma pesquisa idealizada pelo Coletivo, com a finalidade de registrar a dinâmica racial do corpo docente da universidade. Pretendemos levantar o número de professores negros existentes em cada um dos departamentos da PUC-Rio, pois reconhecemos a importância e o impacto da representatividade negra no corpo docente para nós, estudantes negros. Você pode acompanhar o processo da pesquisa nessa página.

O jornal impresso é dividido em editorias e Lélia Gonzalez é a grande homenageada. A editoria Voz de Lélia, na qual será abordado temas sobre a luta das mulheres negras, abre com um texto que conta um pouco da história da própria Lélia Gonzalez — militante negra, referência na luta antirracista e para o feminismo negro, foi também professora e diretora do departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio. Além de Voz de Lélia, Escrevivência, em referência ao conceito da escritora Conceição Evaristo, será um espaço para contar as experiências vividas e pensadas por negras e negros integrantes do Coletivo. Além de um espaço destinado a poesia, indicações e assuntos relacionados a universidade.

O Jornal, trimestral e impresso, será uma ferramenta de luta, resistência, fortalecimento e afirmação do negro no espaço acadêmico.

--

--