Artur Leal Dantas
Jornal Anglo Vozes
Published in
4 min readApr 13, 2020

--

Professores respondem: o que te motivou a estudar?

Cinco professores falam sobre o que os motivaram a estudar e sugerem uma razão para os estudantes se empenharem nos estudos

Hugo Anselmo, professor de Geografia

O que te motivou a estudar?

O que me motivou a estudar foi a questão socioeconômica, porque eu nasci em um bairro pobre da periferia de São Paulo. Minha família era simples, porém tínhamos um padrão de vida bom de acordo com a região que estávamos. Os meus pais não entendiam a importância dos estudos, para eles, trabalhar bastava, porém não culpo eles.

Minha professora Mônica, de Biologia, mudou meu ponto de vista e me mostrou como os estudos me permitiriam ter uma vida melhor, emprego mais bacana, estabilidade, salário mais alto e então essa visão me mostrou que os estudos poderiam me levar a ascensão social que me estimulou a estudar bastante.

Cite uma motivação para os estudantes continuarem a estudar.

Para vocês, digo que a educação vai ajudá-los no futuro. Terão uma vida mais confortável, ajuda a ter emprego com salários melhores, a entender o mundo em que vivemos e tudo que acontece. Pessoas mais instruídas têm mais facilidade em se relacionar e conseguir trabalhos, o estudo ajuda tanto na área econômica quanto na social.

Philippe Spitalien (P.H), professor de Química

O que te motivou a estudar?

O que me motivou a estudar foi o fato de eu não gostar de não saber as coisas, de ver fenômenos ou até eventos na TV e não conseguir compreender. Eu gostava de aprender a estabelecer relações em fatos até então desconexos.

Qual conselho você daria aos estudantes?

Para vocês, eu digo, de verdade, que o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e ficará cada vez mais, o único caminho para tornar a mente flexiva e adaptativa é estudar. Caso contrário, a pessoa é fadada a não conseguir se reciclar ou fazer coisas diferentes para se encontrar no mercado de trabalho.

Margaret Toba, diretora do Colégio Anglo São Paulo

O que te motivou a estudar?

Sempre gostei de estudar desde pequena. Via meu irmão estudando e morria de vontade de estudar, meus pais sempre disseram que mudaríamos de vida se estudássemos. Eles eram o exemplo, pois cresceram na vida com o estudo.

Quando eu vi as pessoas falando inglês, eu pensei comigo mesma e disse que queria ser fluente em inglês. Quando entrei na São Francisco (USP) e vi que eram pessoas como eu, que valorizavam o estudo e batalhavam por isso. Notei que as pessoas devem estudar e achar o caminho através do estudo.

Uma motivação para nós?

O conhecimento é nosso e isso é muito importante, tudo que eu sei e que eu aprendo faz minha vida diferente, tanto em cultura quanto em política. O estudo tem o poder de te elevar na vida.

Thales, professor de Matemática

O que te motivou a estudar?
O que posso dizer é que cresci numa família que sempre deixou claro que eu poderia decidir seguir o rumo que eu quisesse da vida, mas, independente da escolha, seria necessário bastante estudo. Que o mundo lá fora era difícil, que sempre haveria pessoas que tentariam me impedir de atingir minhas metas e que elas poderiam em vários momentos tentar me derrubar ou tirar o que é meu. Que esse cenário seria ainda pior pra mim por conta da etnia.

E que, apesar de sempre existir alguém que quisesse me dissuadir, a única coisa não poderiam me tirar é o aprendizado, o estudo. Com este, mesmo perante alguns percalços eu teria alguma chance a mais de lutar e assim de lograr o status que desejasse.

O que você falaria para motivar o estudo?
Acho muito complicado responder a essa pergunta. Há vários desdobramentos da educação, mas vou tentar responder numa linha específica. Penso que vivemos num momento em que a manipulação de algumas pessoas sobre outras é recorrente. E nem estou falando do viés econômico, mas do intelectual, do científico, do acadêmico. Que o estudo nos deixa menos à mercê desse tipo de prática.

Independente do partido político e de qualquer forma de censura, existe algo que nos fortalece: a educação, a leitura. A educação nos torna menos alienadxs e não nos deixa acreditar em qualquer discurso sem pensar de forma crítica, que a educação permite debater com argumentos, dados e pesquisa ao invés dos achismos cada vez mais disseminados.
De fato, se pararam para refletir de forma crítica sobre o que falei e mesmo que discordem, se isso ocorre com argumentos bem fundamentados, confesso que fico extasiado e a acho que a educação aqui tem funcionado.

Vinicius De Paula, coordenador do Ensino Médio e professor de História

O que te motivou a estudar?

O conhecimento em si já é uma grande motivação para estudar. A verdade é que eu gosto de saber e para saber é preciso estudar, assim o estudo é o meio necessário para a busca do saber. E o saber é uma ferramenta muito poderosa para a vida. Quando a gente sabe das coisas a gente corre menos riscos. Em todos os sentidos. Somos menos enganados, evitamos fazer papel de idiota, tipo dizer que a terra é plana. O conhecimento bem usado serve para a propagação do bem, para o progresso e para a evolução das outras pessoas. E isso me traz uma sensação muito boa: a de contribuir para o crescimento de outros

--

--