Agenda FAI — Afinal, o que é e para o que é uma Atlética?

Campeonatos entre classes, cursos e faculdades incentivam o espírito esportivo dos alunos e a rivalidade sadia entre os diferentes grupos. A Atlética é uma modalidade de associação de alunos que está ligada à prática de esportes, a promoção de festas e eventos, além da organização de ações voltadas para um retorno positivo para a sociedade. Mas, para além de gerar experiências de integração, uma associação atlética proporciona vivências acadêmicas que enriquecem o ambiente extraclasse e podem gerar frutos na carreira profissional dos estudantes.

Sobre o assunto, a estudante de Engenharia de Produção da FAI, Paloma Aparecida Faria, que está na sua segunda gestão na Associação Atlética Acadêmica da FAI (AAAF), conta que os ganhos para os alunos são ainda mais relevantes do que aparentam: “A partir da Atlética eu conheci novas pessoas, aprendi a negociar, a ser mais profissional. A vontade de interagir e trocar conhecimentos entre os alunos são o tipo de coisa que podem ser facilmente adaptados para a vida pessoal e profissional.”

Paloma, que atualmente assume a presidência da AAAF, conta que os motivos que a motivaram ingressar nesta gestão são diversos “amizade, networking, esportes, música, jogos, festas, responsabilidade social mas, principalmente, o aprendizado!”. Para ela, a experiência se reverteu em um importante diferencial para o seu currículo “muitas empresas, multinacionais e agências de recrutamento, enxergam as atléticas como um diferencial na carreira de um acadêmico, devido à grande responsabilidade em geri-las”.

Entendendo este papel estratégico na formação e entretenimento de seus alunos, faculdades como a FAI, de Santa Rita do Sapucaí, incentivam e sustentam diversas atividades das organizações atléticas cedendo seu espaço para a realização de eventos tanto esportivos como de celebração, comprando materiais esportivos e realizando a divulgação de seus eventos.

O diretor da FAI, professor Alexandre Magalhães, ressalta “a FAI entende a importância da Atlética, muito longe de ser ‘só bagunça’, como algumas pessoas podem achar. Neste um ano da atuação da Atlética já vimos mudanças significativas, tanto no ambiente da Faculdade, que está ainda mais unida e viva, quanto nos alunos que vemos crescer diante dos nossos olhos. Chegam aqui tímidos e ao longo da trajetória na Atlética amadurecem, obtêm disciplina, responsabilidade e liderança frente aos outros alunos. De repente estão sentados na mesa de reunião e a postura e o olhar já não são os mesmo daqueles jovens assustados com a faculdade”.