Empreendedorismo, valores familiares e resultados

Filhos de pais empreendedores aprendem desde cedo a contribuir no sucesso da empresa

O que você vai ser quando crescer? Para muitos filhos esta pergunta desde cedo tem uma resposta clara: “vou substituir meu pai no comando da empresa”. Em um país em que 90% das empresas são familiares, muitos pais de família também são fundadores da empresa que emprega filhos e netos. Para os filhos, o desafio é aprender o modelo de negócio da empresa e dar sequência à companhia no futuro.

Neste contexto, os valores adquiridos dentro de casa se tornam essenciais para o sucesso da empresa a médio e longo prazo. Os pais empreendedores são verdadeiros mentores do futuro profissional dos filhos.

Lucas e o pai, Henrique de Barros, gestores da Sotegel

Para o gerente executivo da construtora Sotegel, Lucas Beraldo Abate, ter o apoio do pai como mentor no ambiente de trabalho foi essencial para o desenvolvimento profissional na empresa, fundada por seu avô.

“Meu pai sempre me apoiou e sempre me instruiu em todos os momentos de minha vida, e, profissionalmente, não poderia ser diferente. Assim como meu avô, que mesmo com 85 anos, me dá ótimos conselhos”.

Segundo o Lucas, estar em família é essencial para vencer os desafios do dia a dia da empresa, atualmente comandada pelo pai, Henrique de Barros.

“Sempre me dei muito bem com meu pai, seja em casa ou no trabalho. Como atuamos em áreas complementares, ter esta aproximação otimiza o tempo e evita conflitos comuns do ambiente profissional”, enfatiza Lucas.

Outro benefício de ter um pai empreendedor é absorver os exemplos de liderança. O diretor executivo da Cacife Tintas, Rogério Cavalcanti de Brito Neto, comenta que é essencial aliar a experiência de mais de 3 décadas do pai dele, José Drausio, com a energia e novos caminhos que ele aponta enquanto filho.

“É uma união de suma importância, com muito respeito, buscando sempre o crescimento sadio da empresa como um todo”, comenta.

A soma de todos esses alicerces familiares fazem total diferença na evolução da empresa e na formação dos filhos.

Os Joãos da Pousoban, filho, neto e pai

O sócio-administrador da Pousoban, empresa de pneus de Pouso Alegre, João Gabriel Junqueira Rabelo, comenta que honestidade é o maior aprendizado que ele adquiriu com o pai, João Batista, fundador da empresa.

"Meu pai trabalha com muito foco na honestidade, é uma pessoa muito correta, muito conhecida por isso. Outro ponto é a simplicidade, a humildade no trato com os funcionários”, relata com admiração.

De geração em geração

Após ter assumido o controle total da Pousoban, João Gabriel comenta que já começa a transmitir conhecimentos importantes para os filhos o substituírem no futuro da empresa.

“Meu pai ensinou os filhos a trabalhar e preparou a gente para seguir os passos dele. Agora já estamos pensando na outra geração. Tenho um filho de 15 anos, uma filha de 14, daqui um tempo vamos transferir todos os nossos conhecimentos para eles”, diz.
José Drausio e Rogério, da Cacife Tintas

A Cacife Tintas já é administrada pela terceira geração da família. Rogério Cavalcanti comenta que o aprendizado é constante desde que a empresa foi fundada pelo avô dele.

“É uma evolução natural, costumo dizer que tudo tem seu tempo, e o aprendizado é contínuo. O essencial é aliar a experiência dos atuais diretores, com minha energia e disposição”, conta.

Lucas da Sotegel também é a terceira geração da família a chegar ao comando da empresa. Com os desafios diários vencidos, o diretor jurídico e gerente comenta que o sentimento pelo pai e pela família é de orgulho. “Tenho muito orgulho de participar deste processo constante de crescimento e aprimoramento que só foi permitido graças à extrema confiança que meu pai e meus tios depositaram em mim”, enfatiza.

Feliz Dia dos Pais!

Com tantas histórias marcantes de pais que incentivaram o desenvolvimento profissional dos filhos, enviamos um abraço a todos os pais que, do mesmo modo que os pais empreendedores da matéria fizeram, são verdadeiros líderes e inspirações diárias para os filhos, apoiando-os diariamente com conselhos, valores e virtudes. Parabéns! ☺

Like what you read? Give Jornal Domingo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.