O Dragão voltou!

Time centenário: Pouso Alegre Futebol Clube está de volta

Por Renan Barbosa

Um clube de futebol com mais de cem anos, que já venceu o Atlético Mineiro dentro do Mineirão, já foi campeão estadual em categorias de base e retorna em 2018 para continuar sua história de sucesso.

Poderíamos resumir a notícia apenas nesta frase de início, mas o Pouso Alegre Futebol Clube — ou apenas Pousão — tem muito mais história! No passado, o time fez parte da vida de muitos pousoalegrenses e mineiros. E fará parte mais uma vez! Recentemente foi anunciado o retorno da equipe aos gramados, e o objetivo é um só: chegar de novo à elite do futebol mineiro.

A meta é confirmada com convicção pelo presidente do clube, Paulo Sérgio Ladeia de Castro, conhecido como Paulo da Pinta. O ex-jogador do Pousão comenta que, de início, os dirigentes estão focados em estruturar a equipe para jogar na 2ª divisão do Campeonato Mineiro, vencer o campeonato e ingressar já no ano que vem no Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

“Quando terminar o campeonato profissional deste ano, já queremos ter a formação das categorias sub 20, sub 17 e se possível até a sub 15”, conta.
Treino do time no dia 29 de junho — no campo do Hotel Maracanã

Para completar os objetivos com sucesso, o PAFC está contratando uma equipe com bastante experiência no Campeonato Mineiro. Toda a comissão técnica e elenco do time foi pensada com o objetivo de sair vitorioso desde o início.

Para isso, o Pousão contratou Marcelo Albino, técnico no campeonato da segunda divisão mineira, o gerente de futebol, Renato Montak, que há 2 meses ajudou o Guarani Divinópolis a subir para a 1ª divisão e, principalmente, mesclou jogadores experientes com os mais jovens, já que o campeonato permite que o time tenha no máximo cinco atletas acima de 23 anos por jogo.

“A comissão técnica pensou numa espinha dorsal como goleiro, zagueiro, dois meiocampistas e um atacante com atletas mais experientes, acima de 23 anos. A garotada vai auxiliá-los e correr pelas laterais”, explica Paulo da Pinta.

Todos amam o Dragão

Quando se conversa com os dirigentes do clube, com torcedores de antigamente ou com os jogadores, algo fica muito evidente… a paixão de todos pelo Pousão. (Confira vídeos com depoimentos abaixo)

  • O presidente, Paulo da Pinta, por exemplo, é o ex-jogador do time que mais vezes jogou no Clube.
  • O médico e vice-presidente, Marcos Vinícius Teixeira, o Teixeirinha, participou da categoria de base quando criança e estagiou como médico no PAFC durante a faculdade de medicina.
  • O assessor de imprensa, Gleison Oliveira, cursou jornalismo para trabalhar com cobertura esportiva porque se inspirou vendo o Pousão jogar — enfim, são muitas as histórias sobre o impacto do time na vida das pessoas.

O passado é memorável, mas todos garantem que o foco está no presente para o Pouso Alegre voltar a ser vencedor. Para o futuro, a projeção é voltar a impactar decisivamente a vida das pessoas.

“As portas estão se abrindo, não apenas no sentido do futebol, mas também no social. O Clube vai permitir que atletas da nossa região que muitas vezes não tem oportunidade, tenham acesso às categorias de base e tenham a oportunidade de jogar profissionalmente”, comenta Teixeirinha.

O time que inspira

A previsão é que o time faça o jogo de estreia no dia 4 de agosto — no Manduzão

Ter impacto social sempre foi a cara do Pouso Alegre Futebol Clube, principalmente no quesito inspiração.

O empresário e jornalista Gleison Oliveira assistia aos jogos do Pousão na década de 90 e teve a vida transformada totalmente por conta daquelas partidas no Campo da Lema.

“Eu com 14 anos, vendo o futebol ali, sonhei em ser jornalista, aquilo me incentivou muito e eu me tornei, de fato, um jornalista esportivo. Trabalhei por 12 anos na imprensa esportiva do Estado de São Paulo, voltei para Pouso Alegre, e estou aqui há dez anos”, comenta.

Gleison enfatiza que trabalhar como assessor de imprensa para o PAFC hoje em dia, é um sonho realizado. “Aquele menino de 14 anos que sonhava em ser jornalista, hoje realiza um sonho na vida”, diz.

Realizar sonhos. Teixeirinha garante que este também é um dos principais objetivos do retorno do Pousão.

“No país do futebol, todo jovenzinho que logo cedo já ganha uma chuteirinha, ganha uma camisa do Clube, sonha um dia em ser jogador. Então, vamos tornar realidade o sonho de ver o Pouso Alegre jogar novamente e ajudar a realizar o sonho dessas crianças de nossa sociedade”, comenta.

O primeiro jogo do Pousão deve acontecer no dia 4 de agosto, às 15h, no Estádio Manduzão, contra o Athletic de São João Del Rei.


Alicerces do Pousão

Para que o sonho de colocar o PAFC em campo novamente se torne realidade, diversas empresas de Pouso Alegre patrocinam o Clube.

A construtora BRZ é uma das patrocinadoras do time. O superintendente regional da empresa, Quinto Guimarães Tolentino, destaca que a BRZ é muito grata pelo acolhimento que Pouso Alegre teve com a empresa e, por isso, sempre busca formas de contribuir com a cidade.

“A BRZ começou sua história na cidade de Pouso Alegre. Onde construiu seu primeiro empreendimento: o Portal Bela Vista com 320 unidades. Hoje já são mais de 2.500 unidades entre entregues e em construção. Somos muito gratos à cidade por ter nos acolhido de uma maneira muito especial e nos sentimos no direito de contribuir de alguma forma com nossa Pouso Alegre. Acreditamos no projeto e no sucesso dele. Em meio a tudo isso, e sabendo do amor dos pousoalegrenses pelo futebol e pelo Pousão, não temos dúvidas que a empresa se associa a uma marca do ‘bem”, diz.

A Viação Princesa do Sul também é uma incentivadora do time. O diretor da companhia, Rogério Bertolucci, que também já foi torcedor do Pousão, considera o retorno do time, um momento histórico para a cidade.

“A Viação Princesa do Sul possui uma grande relação com o município de Pouso Alegre, que ultrapassa duas décadas. A empresa entende que esta relação não se dá apenas no âmbito da sua prestação no serviço de transporte público de passageiros, onde vem realizando grandes investimentos e esforços para proporcionar aos seus clientes um transporte público de qualidade, mas, também, através de ações focadas em sustentabilidade, por meio de investimentos em projetos sociais, culturais e esportivos.
Desta forma, estreitar a relação com a cidade e sua comunidade através do patrocínio do Pouso Alegre Futebol Clube, preenche um dos objetivos da empresa no quesito de incentivo ao esporte”, comenta.
Like what you read? Give Jornal Domingo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.