Unimed Sul Mineira realiza palestras sobre saúde postural

No último dia 14, a Unimed Sul Mineira desenvolveu ações do Programa Empresa Saudável, na Damata Tecelagem, em Borda da Mata. A equipe de Atenção Integral a Saúde (AIS) ministrou duas palestras no tema “Hábitos Posturais: cuide bem da coluna que você tem”, cujo intuito é prevenir problemas futuros e promover uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Programa Empresa Saudável é um programa de prevenção de doenças e promoção da saúde desenvolvido para atuar com os trabalhadores das empresas clientes, visando minimizar o adoecimento, melhorar a qualidade de vida e a produtividade, além de fortalecer as relações interpessoais nas organizações.

O evento contou com a presença da fisioterapeuta Erika Vieira e com a participação de 148 funcionários que, ao fim do evento, receberam diversos brindes da cooperativa.

Promover qualidade de vida a partir da responsabilidade com a própria saúde. #esseéoplano.


Unimed Sul Mineira realiza doação mensal de pães e leites para crianças de PA

Com o objetivo de contribuir com uma alimentação de qualidade para as crianças da comunidade, a Unimed Sul Mineira realiza, desde 2011, doações mensais de pães e leite para duas instituições filantrópicas de Pouso Alegre: o Centro de Educação Infantil Jesus Maria José e o Centro de Educação Infantil Padre Pavoni — “Clube do Menor”.

Esta iniciativa beneficia 559 crianças, na faixa etária de 1 à 5 anos, e corrobora com um dos Valores da Unimed Sul Mineira: a Responsabilidade Socioambiental.

Somar esforços para o sentimento de solidariedade é algo presente no sistema cooperativista. Cuidar da alimentação infantil #esseéoplano.


Precisamos falar sobre saúde mental

A promoção da saúde mental vem acontecendo cada vez com mais periodicidade na sociedade, mas ainda não vemos tantas ações saindo do papel. Por exemplo, você tem cuidado da sua saúde emocional com que frequência?

Desde 2014, nosso ano inicia-se com uma campanha muito importante que pretende mobilizar a população a favor da saúde mental, o Janeiro Branco. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema porque, infelizmente, a saúde mental ainda não é vista com bons olhos. Poucas pessoas procuram a psicoterapia por iniciativa própria e muitas vezes acham que ir ao Psicólogo é “coisa de louco”. Isso é herança de uma cultura ultrapassada de higienização, em que se tiravam aqueles que incomodavam da sociedade, isolando-os em manicômios. Mas a verdade é que muitos desconhecem o que um Psicólogo de fato faz.

A consequência é esta: temos um número cada vez maior de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de suas vidas. Demonstra ainda, que é preciso compreendermos a saúde mental de forma ampliada e livre de preconceitos, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e à sociedade como um todo, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Alguns acreditam que Psicólogo é aquele que só ouve, como um amigo; há ainda aqueles que nem procuram saber sobre o assunto, simplesmente por acreditarem que não precisam, que “todo mundo tem problema e que tem que se virar sozinho”. E, com isso, muitas vezes, o trabalho e a importância do Psicólogo não são devidamente divulgados.

O Psicólogo é um profissional graduado em Psicologia (curso superior, geralmente com duração de 5 anos), que é uma ciência que tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive. Dentre os diversos campos de atuação do psicólogo (hospitais, postos de saúde, empresas, juizados de menores e famílias, penitenciárias, instituições, associações esportivas, escolas, etc.), existe a área clínica, área em que eu atuo no Espaço Viver Bem, da Unimed Sul Mineira.

O Psicólogo clínico diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, mas, acima de tudo, promove saúde e bem-estar, com foco na qualidade de vida.

Podemos procurar o Psicólogo em qualquer momento de nossa vida, como em separações, perda de um ente querido, stress, medos, traumas, doenças psicossomáticas, depressão ou qualquer outro transtorno, insegurança, dificuldades em lidar com pessoas ou consigo mesmo, timidez, fobias e muito mais. Lembrando, também, que a psicoterapia é válida para todas as idades.
 Por fim, gostaria de deixar um questionamento: Você se sente feliz, completo, equilibrado e consegue lidar com todas as emoções e adversidades? Não? Não se preocupe, todos enfrentamos problemas diariamente. Gostaria de ter alguém para conversar e dividir essas angústias, a fim de conhecer a si mesmo profundamente e se desenvolver melhor consigo e com o meio em que vive? Então, você pode procurar por um psicólogo. Faça psicoterapia!

Andressa Nogueira Vilela

Se você quiser saber um pouco mais sobre o trabalho de um Psicólogo e o quanto isso poderá influenciar de maneira positiva em todos os âmbitos de sua vida, entre em contato com um profissional de sua confiança. Nós, psicólogos, sempre teremos um enorme prazer em conversar.

Andressa Nogueira Vilela

Psicóloga — CRP 04/40687 Espaço Viver Bem — Unimed Sul Mineira

(35) 3449–1888

Rua: Bueno Brandão, 87, Centro — Pouso Alegre/MG