A liderança de países desenvolvidos sobre expectativa de vida

Tainá Fontella
Jornalismo de Dados — UniRitter
2 min readJul 10, 2017

O pequeno país europeu, localizado entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França, destaca-se em primeiro lugar no ranking mundial sobre expectativa de vida desde 2000, trazendo a média de 83 anos. Oficialmente chamado de Principado de Andorra, é considerado um país próspero devido ao crescimento em seu turismo e por seu status de paraíso fiscal. Sua capital é a cidade conhecida como Andorra la Vella.

Andorra é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão, porém, no seu território também são falados o castelhano, o português e o francês. É o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marinho, Mônaco e Vaticano. Desde a década de 1950, tornou-se economicamente uma nação próspera, sendo declarada como o país com o maior crescimento econômico do mundo. No Principado existem mais de 5000 lojas e 500 hotéis, a atividade turística é intensa e a banca vive uma situação estável e próspera. Em grande parte, este panorama deve-se à isenção de impostos de que usufruem muitos produtos e atividades.

O Principado ainda ocupa o 1º lugar no ranking mundial sobre expectativa de vida, realizado em 2016, chegando em média de 84,8 anos de idade. Em segundo lugar fica Hong Kong, com 83,9 e em 3º encontra-se a Islândia, com 83,3. A média mundial é 72,6 anos de idade. Lesoto se encontra em último lugar, com 48,8 anos de idade. Diversos fatores interferem no índice que representa quantos anos se espera que um indivíduo possa viver quando nasce, entre eles estão: qualidade de vida da população, qualidade dos serviços públicos (principalmente educação e saúde), saneamento básico, campanhas de vacinação em massa, segurança no trabalho, criminalidade e ausência de guerras e conflitos militares.

Geralmente os países desenvolvidos apresentam expectativas de vidas elevadas (de 80 a 83 anos), que é o caso de Andorra, Hong Kong e Islândia, este fato está ligado com a alta qualidade de vida, educação e bom atendimento médico-hospitalar. Já os países com péssimas condições de trabalho, pobreza e sistemas de saúde e educação precárias, apresentam baixa qualidade de vida e consequentemente, também apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano baixo.

Hong Kong é situada na costa sul da China e delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional. Seu pequeno território e a consequente falta de espaço causaram uma forte demanda por construções mais densas e altas, o que desenvolveu a cidade como um centro para a arquitetura moderna e a tornou uma das mais verticais do planeta. Hong Kong também tem um dos maiores PIB per capita do mundo. O espaço denso também resultou numa rede de transportes altamente desenvolvida, com uma taxa de transporte de passageiros superior a 90%, a maior do mundo.

Já a Islândia, possui uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada cuja cultura é baseada no patrimônio cultural das nações nórdicas. Nos últimos anos, a Islândia tornou-se uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, tendo sido classificada pela Organização das Nações Unidas como o terceiro país mais desenvolvido do mundo.

--

--