Acontecimentos históricos x Expectativa de vida

Diego Lemos
Jornalismo de Dados — UniRitter
2 min readJul 10, 2017

Por Diego Lemos

Ao longo da historia todos os países do mundo sofreram alteração na expectativa de vida da sua população. Na década de 80 com o fim da Guerra Fria, o mundo viveu um período onde essa expectativa cresceu gradualmente em todos os países. Porem, alguns eventos como guerra civis, catástrofes naturais e problemas socioeconômicos causaram uma grande queda em alguns países do mundo.

Entre os anos de 1983 e 1985 a fome assolou a Etiópia, causando cerca de 500.000 mortes no país, reflexo de uma grande seca no país e de políticas governamentais como o conjunto de estratégias de contra insurgência empregadas e a chamada “transformação social” em não-insurgentes áreas. A expectativa de vida nesse país só voltou a crescer em 1990.

A República de Ruanda sofreu com uma guerra civil iniciada em 1990, dividiu o país entre Hutus e Tutsis, aparentemente o conflito havia se encerado em 1993, no entanto no ano seguinte o assassinato de Habyarimana e Ntaryamira foi o estopim para um grande genocídio onde mais de 800.000 tutsis foram mortos. Esse fato causou a queda da expectativa do país que chegou a 13.2 anos e só voltou a crescer em 1998.

Em 2000 a Eritréia teve uma grande queda em sua expectativa de vida, causada por um conflito com a Etiópia. Em 1993 a Eritréia declara sua independência da Etiópia, já em 1998 o país decide criar sua própria moeda e impõe direitos de passagem ao comercio etíope que com a independência da Eritréia ficou sem acesso ao litoral e dependia dele para escoamento da produção. Fato que levou os países a guerra, o conflito levou o país a beira do colapso econômico e humanitário. Com o fim da guerra a expectativa do país voltou a crescer nos anos seguintes.

Mas nem todas as quedas encontradas foram causadas por conflitos. Em 2010 uma série de terremotos assolaram o Haiti, 250 mil pessoas foram feridas, 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados e o número de mortos ultrapassou 200 mil. Com a catástrofe a expectativa de vida do país caiu para 32,2 anos e vem se recuperando com os anos.

Clique Aqui para visualização do gráfico interativo.

--

--