Acordos à parte, China deve ultrapassar EUA na emissão total de CO2 em 2040

Considerando os últimos 50 anos*, asiáticos ultrapassarão os EUA na soma histórica total se média anual for mantida

Ulisses Miranda
Jornalismo de Dados — UniRitter
2 min readJul 10, 2017

--

Líder absoluto no número total de emissões de CO2, os Estados Unidos ganharam, na última década, uma forte concorrente: a China. Os chineses alcançaram, em 2006, a inconfortável liderança do ranking que calcula o total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por ano.

Em 2006, China assumiu a dianteira do ranking que mede emissões ano a ano. Clique aqui para acessar o gráfico interativo

Tal índice seria algo inimaginável em 1961, ano em que se deu início a medição. A China era um país praticamente inofensivo para o planeta se comparado ao registro de 2011. Na comparação entre o primeiro e último ano observa-se um aumento de 1534%. Na mesma comparação o cômputo norte-americano subiu cerca de 84%.

Esses resultados fazem com que, nos indicativos para o próximo meio século, seja projetado que a liderança chinesa chegará também ao total histórico de emissões. Atualmente essa totalidade estadunidense é 177% maior que a chinesa. Contudo, levando-se em consideração as variações anuais, desde 1961, projeta-se que em 2040 a China deva ultrapassar os EUA também nesse número.

Mesmo que o número americano mantenha-se ascendente, tendência é que a China assuma a “liderança” em 2040. Clique aqui e acesse o gráfico interativo

O comparativo — um tanto quanto otimista no que diz respeito aos EUA — no entanto, não retira dos norte-americanos a segunda colocação na quantidade de emissões de CO2 por ano. Embora a tendência seja de queda, ainda podemos perceber o tamanho do fardo na relação histórica. Entre os quinze maiores índices, desde 2001, oito são ianques.

*Entre 1961 e 2011.

--

--