Brasil x Canadá: quem possui melhor expectativa de vida?

Tamires Alves
Jornalismo de Dados — UniRitter
2 min readJun 12, 2017

Canadá está a frente do Brasil em qualidade de vida. Porém, as expectativas de vida em ambos não está tão distante.

Também chamada de esperança de vida, a expectativa de vida ao nascer é o número médio de anos que se espera que a população de um determinado país possa viver. Isso, claro, se forem mantidas as mesmas condições de vida — ou melhores — vivenciadas no momento do nascimento.

Para isso diversos fatores podem influenciar, como saúde, educação, saneamento básico e índices de violência. Ela também é um indicador de qualidade de vida do país, pois impacta no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nos últimos dez anos, a expectativa no Canadá subiu de 80,5 anos para 81,7. No Brasil a mudança foi maior: de 72,7 anos em 2006 para 74,5 em 2016.

Isso se deve ao fato de a qualidade de vida ser melhor no país norte-americano. Segundo relatório divulgado em janeiro de 2016 no Fórum Econômico Mundial, o Canadá é o melhor país em qualidade de vida do mundo. Isso acontece porque ele tem estabilidade política e econômica, igualdade de renda e sistemas de saúde que funcionam.

Entenda a evolução da expectativa de vida no mundo. Veja aqui no gráfico dinâmico

Já no ranking de melhores países para viver, o Canadá ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a Alemanha. Já o brasileiro sofre com a corrupção, violência urbana, falta de recursos para escolas e saúde, entre outros. Neste mesmo relatório, o Brasil ficou em vigésimo lugar, em uma lista de 60 países.

Além disso, o Canadá possui índices de analfabetismo, mortalidade infantil e natalidade baixos. Cerca de 15% da população tem mais de 65 anos. No Brasil, a economia cresceu e o país é um grande produtor agrícola e ao mesmo tempo industrializado. Possui boas estimativas para ser um país desenvolvido no futuro devido ao potencial que carrega.

--

--