Mudanças no Google Trends dão poder para produção de hard news sob demanda

Flávio Moreira
Suíte eterna

--

O Google Trends ganhou nesta quarta-feira um redesign que dá prioridade para a exibição de buscas populares em tempo real.

Já na homepage é possível encontrar um ranking com as buscas de assuntos com mais destaque no momento.

Agora é possível acompanhar — e comparar — minuto a minuto tendências de termos mais buscados em 28 países, basta escolher o período, categoria e o tipo de busca, que também inclui aquelas feitas no YouTube.

Também é possível ver buscas relacionadas e termos mais usados para encontrar páginas referentes ao assunto em questão:

Uma das minhas grandes frustrações com o Google Trends, principalmente na versão brasileira, sempre foi o fato de mostrar resultados retroativos de tendências de buscas, não me dando a oportunidade reativa de produzir conteúdo de acordo com a curiosidade momentânea das pessoas.

A novidade é um prato cheio para redações preocupadas em associar a cobertura de hard news aos bons resultados de geração de tráfego vindo de mecanismos de busca. Com as novas ferramentas, jornalistas poderão produzir conteúdo sob demanda de acordo com os assuntos que os leitores mais buscam.

A mudança só reforça a necessidade de redações preparadas para entender e tomar o SEO como um aliado para a construção de grandes audiências.

Gostou do que leu? Então clique no botão Recommend aí embaixo.
Fazendo isso, você ajuda esse post a ser encontrado por mais pessoas.

--

--

Flávio Moreira
Suíte eterna

Head of Content and Product do @torcedorescom. Ex-@EAFIFA e @UOL. Bem melhor aqui do que na vida real. Conforme-se.