Base de Informações sobre o Meio Ambiente

O meio ambiente se torna uma preocupação internacional. Afinal, a preocupação com a preservação ambiental vai se agravando com o passar do tempo. Tudo isso é impulsionado por diferentes fatores, indo desde da predação desvairada dos recursos naturais, o desmatamento exacerbado por motivos mesquinho que visam apenas o lucro dos grandes latifundiários. Fora isso, a biodiversidade brasileira está no tópico principal das discussões dos ambientalistas internacionais, já que a maior floresta do mundo está presente em boa parte do nosso território e, ela acaba representa um fator estratégico para o equilíbrio climático ao redor do mundo. Alguns cientistas afirmam, inclusive, que ela é uma das coisas mais importantes para o funcionando climático do planeta.

No momento esse alarmismo é justificável, já que todos os rankings de desmatamento já sinalizam recordes, motivados pelo descaso genocida e brutal do Governo Federal do Brasil nessa pauta. Neste ínterim, surge a internet com todo seu potencial tecnológico de alcance planetário, é verdade, chega ser bem impressionante. Podendo auxiliar na preservação do Meio Ambiente do Brasil de um jeito nunca antes visto, caso seja usado de maneira séria e eficiente. Alguns considerei impressionantes e, por isso, estão listados aqui.

Protected Planet

https://www.protectedplanet.net/

O Protected Planet é a maior base de dados sobre Meio Ambiente em nível internacional. Sendo usado tanto pelo setor privado quanto pelo poder público. Registrando, por todo mundo, tanto áreas marítimas quanto terrestre. Seus dados cobrem o valor impressionante de 244 países e, até 2016, já tinha abarcado mais 210 mil áreas protegidas em todo mundo.

Atlas Agropecuária Brasileira

http://atlasagropecuario.imaflora.org/

O Atlas da Agropecuária Brasileira é voltada para propagar o conhecimento sobre essa prática aos brasileiras. Entre suas especialidades, disponibiliza um mapa interativo, recortes estatísticos e culturais, entre diversas outras ferramentas. Outro fator bastante importante dessa plataforma, é registrar e apresentar os dados relativos ao desmatamento das áreas que essa ação rural pode ocasionar. É de conhecimento geral que essa cultura possuí uma força política no Brasil, impulsionando uma degradação da natureza e dos seus recursos.

Lista do Desmatamento Ilegal do Estado do Pará

https://monitoramento.semas.pa.gov.br/ldi/

O LDI é voltado para registrar áreas de desmatamento ilegal dentro do Estado do Pará. Segundo o site: “ (…) Gerida pela SEMAS/PA para consulta pelos órgãos públicos estaduais e público em geral”, tornando-se uma política de transparência bastante interessante. A plataforma também possuí um mapa interativo e vasto material para downloads. Esse amplo material disponibilizado, também está visando atingir o setor privado, para que os compradores dos produtos verifiquem antes de angariarem os produtos agrícolas.

Ecocrime Data

https://ecocrime.igarape.org.br/

Criado pelo Instituto Igarapé, essa plataforma está presente para revelar o que ameaça através dos crimes ambientais a biodiversidade da Amazônia e dos seus povos tradicionais. Todos os crimes que ameaçam essa floresta estão listados em um mapa imersivo e interativo, tais como: desmatamento, tráfico de animais silvestre e assassinatos de povos originários. O programa foi desenvolvido em parceria do Governo da Noruega com o Instituto Igarapé.

TerraBrasilis

http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/

O projeto elaborado pelo INPE serve para monitorar toda vegetação nativa do país. Dessa forma, disponibilizando todos os dados para o público. Segundo informações do site: “Através do TerraBrasilis qualquer pessoa pode acessar os mapas e realizar análises sobre os dados diretamente do portal , sem necessitar de ferramentas específicas”. Essa ferramenta é essencial, com ela conseguem mostrar com exatidão o desmatamento de áreas florestais do Brasil.

SOS Mata Atlântica

http://mapas.sosma.org.br/

SOS Mata Atlântica é uma organização que tem como missão proteger os 15% desse tipo de vegetação que está presente em 17 Estados do Brasil. Dessa forma, criaram um mapa interativo com toda vastidão desse bioma. É possível visualizar fotos, áreas protegidas, unidades de conservação, entre outros fatores, tudo com base em dados disponibilizado pela ONG.

Centro de Sensoriamento Remoto (IBAMA)

http://siscom.ibama.gov.br/

Nesse site, torna-se possível conferir os dados disponibilizados pelo IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), tendo a base da sua criação o acesso à informação. É possível fiscalizar áreas que foram embargadas por crimes ambientais, mapas interativos, áreas de emergência natural, estatística de desmatamento, entre outros fatores essenciais para preservação ambiental no Brasil.

CITES Trade Database

https://trade.cites.org/

Através do CITES Trade se torna possível vistoriar toda espécie animal que está ameaçada de extinção. É possível selecionar os biomas, a localidade e, até, o número de animais remanescentes que ainda restam pelo mundo. Segundo o site, 1.173 animais brasileiros estão ameaçados de extinção. Os motivos da diminuição da população é vasto, passando pelo desmatamento, caça e venda ilegal desses animais.

Projeto Monitoramento do Cerrado

http://cerrado.obt.inpe.br.

O Governo Brasileiro tem um importante site nas suas mãos, é o Projeto Monitoramento do Cerrado, junto ao INPE. No serviço, é disponibilizado gráficos estatísticos, mapa interativo, downloads de vasto material. Além disso, também disponibiliza workshops sobre o tema. Segundo informações, o cerrado é a segunda maior região de biodiversidade da América do Sul e, a região savânica com maior número de espécies do mundo.

BDIA: Banco de Dados de Informações Ambientais

https://bdiaweb.ibge.gov.br/

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também possuí um vasto banco de dados sobre informações ambientais. Nele, é possível conferir informações sobre geologia de solo, vegetação de áreas, espécies, cadeias montanhosas, tudo que tange informações geográficas estão listadas através dos dados bem distribuídos nas plataformas. É uma proliferação de informações, perfeito para consultas.

Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

http://www.inea.rj.gov.br/instituto-estadual-do-ambiente-lanca-plataforma-de-dados-espaciais-geoinea-municipios/

Os 92 municípios da região fluminense estão contemplados nesse grande banco de dados do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Cada localidade, possuí dados registrados por área, auxiliando através do acesso a informação dados aeroespaciais para auxiliar todos os cidadãos na aquisição desses dados.

--

--