Projetos Culturais e Sociais nas comunidades do Rio de Janeiro

As comunidades do Estado do Rio de Janeiro são vistas de forma marginalizada pela sociedade e pela mídia, mas a realidade é que esses territórios carregam toda uma bagagem cultural. As ações sociais e projetos culturais, muitas vezes, são a única oportunidade que os jovens das comunidades têm para mudar a sua realidade. Para abordar o tema, veja abaixo a seleção de reportagens, dados, mapas e agências que mostram os projetos criados dentro das comunidades e para as comunidades do Rio de Janeiro, que dão apoio aos jovens gerando empregos e oportunidades.

1 — Voz das Comunidades

É um jornal comunitário que foi criado em 2005 com intuito de mostrar o que existe de bom nas comunidades e os verdadeiros problemas sociais que os moradores enfrentam, já que a mídia tradicional não mencionava. No site Voz das Comunidades é possível encontrar notícias sobre política, educação, esporte, saúde, cultura e muito mais.

2 — Guia Cultural de Favelas

O Guia Cultural de Favelas é um mapa colaborativo de visualização de práticas culturais em favelas cariocas. Desenvolvido pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, o Guia é um desdobramento do Solos Culturais, projeto que no ano de 2012 e 2013 formou 120 jovens de seis territórios populares da cidade em produção cultural e pesquisa em cultura.

Confira aqui o Mapeamento de práticas culturais em comunidades cariocas

3 — LabJaca

É um laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e narrativas sobre as favelas e periferias, localizado na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro, e tem a proposta de tornar a pesquisa acessível para a população.

4 — Matéria do O Globo Rio

Matéria publicada no Jornal O Globo em comemoração aos 16 anos do Jornal ‘Voz da Comunidade’ falando sobre seus projetos dentro das comunidades ao longo desses anos.

5- Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. A organização busca afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas. No site podem ser encontrados notícias, análises, artigos, portal de transparência e relatórios realizados por profissionais da cultura com intuito de promover novas construções de discurso a partir da arte em favelas.

6- Reportagem BBC News

A reportagem apresenta jovens de seis favelas pacificadas no Rio de Janeiro e os 30 projetos idealizados por eles em prol de suas comunidades.

7 — Pesquisa de dados coordenada pela London School of Economics and Political Science (LSE).

A pesquisa de dados realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pesquisou a atuação do AfroReggae e da Central Única de Favelas (Cufa) nas comunidades do Cantagalo, Madureira, Vigário Geral e da Cidade de Deus resultou na análise de 130 projetos de desenvolvimento social e sua importância para as comunidades do Rio de Janeiro.

Abaixo segue gráfico sobre as ações sociais nas comunidades:

A análise na íntegra pode ser encontrada no seguinte endereço eletrônico: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000223831

8 — RioonWatch: Site sobre relatos das favelas cariocas

Matéria publicada mostrando a força e a importância das organizações comunitárias que fazem o papel do Estado de amparar socialmente as pessoas daquele território.

9 — Secretaria Municipal de Cultura

No portal da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro é possível encontrar dados sobre licitações, centros culturais , ter acesso ao Conselho Municipal de Cultura, entre outras informações.

Neste conteúdo exibido na imagem acima fala sobre a nova cara da produção cultural carioca mostrando em dados que mais da metade dos aprovados (51,54%) vêm das zonas Norte e Oeste. De 5.478 projetos inscritos, ao menos 38,5% vieram do subúrbio e da favela.

--

--