Nutrição para além do alimento

Vitor Melo
DADOS E FONTES — GUIA PARA JORNALISTAS
2 min readOct 11, 2022

Você é o que você come. Essa frase reúne diversos aspectos no que se baseia a nutrição e a forma como ela é vista pela sociedade atual. Seja pelo aumento da dinâmica apontada pelos denominados “fast-food” ou até mesmo por uma alimentação equilibrada, com direito a acompanhamento profissional.

Em uma primeira análise, sob ótica nutricional e baseando-se em dados, o termo exposto acima reflete bem no que concerne a base alimentícia brasileira. De acordo com dados encontrados no IBGE, houve um aumento de 17% no consumo de “fast-food” no Brasil. Em contrapartida, houve uma queda de consumo de arroz e feijão: a frequência de consumo de arroz caiu para 72,9% e a do feijão caiu para 59,7%.

Em um segundo plano, diante destes dados, deveremos pensar em formas de dar visibilidade aos diversos aspectos da nutrição relacionados com o processo educativo, visando a promoção de mudanças alimentares. Assim, em comunhão com estudos através da análise de dados, podemos encontrar bancos que servem de apoio para a obtenção de melhores resultados. Confira:

1- MAPASAN

Lançado em 2014, o MapaSAN é uma ferramenta de pesquisa das informações sobre a gestão do Sistema e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito dos estados e municípios brasileiros.

2- CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN)

O objetivo deste portal é proporcionar acesso facilitado e transparência a um conjunto de dados sobre as(os) profissionais, resultantes de uma pesquisa realizada em 2016, com 1.104 nutricionistas empregadas(os) e, ainda, de informações nacionais coletadas pelo Sistema CFN/CRN.

3- VIGILÂNCIA ALIMENTAR NUTRICIONAL

A avaliação contínua do perfil alimentar e nutricional da população e seus fatores determinantes compõem a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) do Ministério da Saúde. Essa importante ferramenta de promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis pode ser agregada a serviços de saúde, por exemplo, com a avaliação do consumo alimentar e do estado nutricional das pessoas, em todas as fases da vida.

4- IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil. Nele, poderão ser encontrados os mais variados temas, como por exemplo: saúde, educação, economia e demais assuntos.

5- SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS (SBE)

O Portal Saúde Baseada em Evidências refere-se a uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.

--

--