Manifestantes são impedidos de acompanhar debate sobre redução da maioridade penal

por Larissa Gould, com fotos de Jefferson Lima para o Jornalistas Livres

Engavetada desde 1993, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, pode ser votada hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A medida é vista como um retrocesso para os defensores dos diretos humanos e tem mobilizado entidades progressistas, movimentos sociais e ONGs contra a votação. Na manhã dessa quarta-feira (25), mais de cem manifestantes se reuniram em frente ao plenário da Comissão para acompanhar as discussões da redução da maioridade penal e foram barrados pela polícia legislativa.

Apenas um pequeno grupo conseguiu entrar. “Mais de 100 jovens não conseguiram acesso à sala da CCJ”, relatou Jefferson Lima, Secretário Nacional de Juventude do PT. O grupo continua no corredor para pressionar os parlamentares a votarem contra a PEC 171.

A PEC seria votada nessa terça-feira (24), mas pedido de vista conjunto impediu a análise da matéria.


Saiba mais sobre os Jornalistas Livres

#JornalistasLivres em defesa da democracia: cobertura colaborativa; textos e fotos podem ser reproduzidos, desde de que citada a fonte e a autoria. mais textos e fotos em facebook.com/jornalistaslivres.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Jornalistas Livres’s story.