ULTRAJE!

Jornalistas Livres
JORNALISTAS LIVRES
Published in
2 min readAug 20, 2015

Racismo no Mackenzie!!!

Por Michelli Oliveira, estudante de jornalismo no CCL (Centro de Comunicação e Letras) do Mackenzie, especial para os ‪Jornalistas Livres‬

Ontem (18) em uma praça de alimentação na rua Maria Antônia, onde fica a da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi encontrado, dentro de um banheiro, pichação com os dizeres: “O Mack não deveria aceitar negros e nem nordestinos”.
Mais uma vez vemos o preconceito, o racismo e a discriminação presentes em um ambiente escolar, justamente aquele que deveria combatê-lo com mais vigor.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie foi a primeira universidade a nascer no Estado de São Paulo, em 1870. Neste ano, completou 145 anos de tradição e ensino. Parte de seus alunos, entretanto, parece não ter saído da era vergonhosa da escravidão.
A instituição conta com alunos de classe média e alta, e em seu campus veem-se poucos negros e nordestinos, em geral beneficiários do programa Universidade para Todos (Prouni) ou do plano de filantropia do próprio Mack.
Queremos nesta nota esclarecer que o racismo e o preconceito não serão tolerados no Mackenzie e no país! Defenderemos os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua classe social, etnia ou naturalidade, a um ensino de qualidade, ao acesso à universidade, seja ela privada ou pública. Os Direitos Humanos serão defendidos!

--

--