Jornalistas Livres
Aug 20, 2015 · 2 min read

Racismo no Mackenzie!!!

Por Michelli Oliveira, estudante de jornalismo no CCL (Centro de Comunicação e Letras) do Mackenzie, especial para os ‪Jornalistas Livres‬

Ontem (18) em uma praça de alimentação na rua Maria Antônia, onde fica a da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi encontrado, dentro de um banheiro, pichação com os dizeres: “O Mack não deveria aceitar negros e nem nordestinos”.
Mais uma vez vemos o preconceito, o racismo e a discriminação presentes em um ambiente escolar, justamente aquele que deveria combatê-lo com mais vigor.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie foi a primeira universidade a nascer no Estado de São Paulo, em 1870. Neste ano, completou 145 anos de tradição e ensino. Parte de seus alunos, entretanto, parece não ter saído da era vergonhosa da escravidão.
A instituição conta com alunos de classe média e alta, e em seu campus veem-se poucos negros e nordestinos, em geral beneficiários do programa Universidade para Todos (Prouni) ou do plano de filantropia do próprio Mack.
Queremos nesta nota esclarecer que o racismo e o preconceito não serão tolerados no Mackenzie e no país! Defenderemos os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua classe social, etnia ou naturalidade, a um ensino de qualidade, ao acesso à universidade, seja ela privada ou pública. Os Direitos Humanos serão defendidos!

JORNALISTAS LIVRES

Rede de Jornalismo independente em defesa da Democracia e dos Direitos Humanos.

Jornalistas Livres

Written by

JORNALISTAS LIVRES

Rede de Jornalismo independente em defesa da Democracia e dos Direitos Humanos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade