Foto: Luis Felipe Matos

Arrisque-se

Revista Josefa
Josefa #1
Published in
2 min readJun 18, 2015

--

Neste exato momento, você tem a oportunidade de fazer algo que nunca fez. Ler a Josefa. Esta é a primeira edição da revista produzida pelos alunos do curso de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre, que reserva algumas surpresas.

Você provavelmente também não sabe quem foi a Josefa. Pois a gaúcha Maria Josefa Barreto Pereira Pinto foi a primeira mulher jornalista brasileira. Mãe, feminista, culta, poeta, escritora e professora, dirigiu dois jornais, sendo proprietária de um — o Belona Irada contra os Sectários de Momo -, que circulou em Porto Alegre entre 1833 e 1834. O historiador e jornalista Roberto Rossi Jung, define assim nossa homenageada em um livro biográfico: “A notável jornalista gaúcha queria apenas alcançar — e com maestria o fez — os objetivos políticos que sempre esteve envolvida, numa arena banhada por sangue revolucionário, numa época conturbada e belicosa, onde a poesia, o lirismo ou receitas de quitutes; mesmo as sedas e os bordados, eram substituídos pela rebeldia, patriotismo, pólvora e fogo. Neste meio machista e peculiar aos homens, aquela franzina, mas combativa e heroica mulher, soube igualar-se a todos, esgrimindo com valentia e desassombro as armas que mais sabia usar: a palavra, o texto, o jornal”.

Quem tem uma pioneira como inspiradora, não poderia deixar de arriscar-se. Sendo assim, os repórteres da Josefa, utilizando técnicas de jornalismo literário, decidiram fazer algo que nunca tinham feito e contar suas experiências — em primeira pessoa — para seu novo público. Você.

Aos fotógrafos, coube a difícil tarefa de captar imagens que mostrassem não só como foram essas estreias, mas também como são os mundos que seus colegas resolveram desbravar.

Maria Josefa não teve uma vida fácil. Quando nasceu, foi abandonada na porta da casa de uma família, que lhe adotou. Sempre corajosa, foi abandonada também pelo marido e viu seus dois filhos morrerem. Os repórteres da revista que leva seu nome também tiveram que ser corajosos. Alguns mais, outros menos, mas todos aceitaram encarar o novo. É esse o legado que deixarão para os colegas que virão: não ter medo. E é essa a provocação que querem lhe fazer: arrisque-se! Vale a pena. Boa leitura.

Thaís Furtado
Professora editora de textos
Bruno Alencastro
Professor editor de fotografia
Moreno Osório
Editor de conteúdo digital

--

--

Revista Josefa
Josefa #1

Publicação experimental dos alunos do curso da Jornalismo da Unisinos Porto Alegre