Como ser REALMENTE produtivo de forma simples

joão narciso
Jota
Published in
4 min readOct 11, 2019

--

Depois de ler todos os artigos e posts, humanamente possíveis, sobre como deixar de lado a procrastinação e começar a produzir realmente todos os dias, finalmente cheguei em uma resposta. Você duvida? Posso dar-lhe uma prova de que cheguei a essa resposta: você está lendo ela! O fato é que após 2 anos de planejamento e adiamentos estou iniciando esse blog. Admito pouco antes de iniciar esse post pensei em ir ao banheiro, pegar um café, talvez bater um papo com alguém qualquer, comer uma maçã, olhar o Twitter, enfim fazer qualquer coisa que não seja meu objetivo. E ai está a armadilha.

A psicologia comportamental mostra que procrastinação é um hábito que adquirimos de acordo com as nossas interações com mundo; podendo ser causada por medo de errar ou sobrecarga de trabalho que leva à confusão que nos impede de começar por não saber por onde começar, por exemplo. No meu caso é medo, medo de não conseguir colocar este texto de forma tão clara e bem escrita na realidade quanto parece na minha mente. Ou seja, perfeccionismo. Mas eu venci isso, com apenas um passo simples.

Eu sempre soube como ser produtivo, mas sempre ignorei essa sabedoria. Existe apenas um passo para ser produtivo depois que você estiver no seu local de trabalho:

  • Comece

Sério. Essa é a coisa toda. É simples, mas não é fácil.

Não, você não precisa alternar entre água fria e quente no banho, meditar 20 minutos, escrever um diário ou recompensar a si mesmo a cada tarefa que for feita. Tudo bem, essas coisas podem ajudar, mas não são elas em si que o tornam produtivo, mas o resultado deste percurso que te coloca onde você deve estar: no local de trabalho.

Como disse acima, antes de começar esse texto eu pensei em inúmeras coisas que poderia ter feito e nenhuma delas eram o que eu realmente queria fazer, mas eu ignorei todos esses pensamentos e comecei a escrever o primeiro paragrafo, depois o segundo paragrafo, depois pesquisei uma imagem para colocar neste post, depois outro paragrafo e quando vi como mágica eu estava produzindo.

Recentemente li uma frase de Nolan Bushnell, fundador da ATARI, que mudou totalmente minha perspectiva:

“O ingrediente crítico é levantar sua bunda e fazer alguma coisa. É simples assim. Muitas pessoas têm ideias, mas há poucas que decidem fazer algo sobre elas agora. Amanhã não. Não na próxima semana. Mas hoje. — Nolan Bushnell

O ideal não vale nada, o que você tem na sua cabeça não tem valor nenhum para o mundo, absolutamente nenhum, até que você coloque na realidade, torne-a real, traga para o mundo prático. Imagine se Santos Dumont deixasse o projeto do dirigível N-3 apenas no mundo das ideias por medo de não ficar como no ideal? Ele não teria ganho o Prêmio Deutsch e isso provavelmente mudaria para sempre a história da aviação. O real mal feito vale mais que o genial não feito.

“A partir desse dia, não guardei mais a menor dúvida a respeito do sucesso da minha invenção. Reconheci que iria, para toda a vida, dedicar-me à construção de aeronaves. Precisava ter minha oficina, minha garagem aeronáutica, meu aparelho gerador de hidrogênio e um encanamento, que comunicasse minha instalação com os condutos do gás iluminante.” — Santos Dumont (após contornar a Torre Eiffel com o N-3)

Franz Kafka, um dos meus contistas favoritos (sério, a cada página a ânsia de saber o desfecho cresce exponencialmente) e um grande procrastinador disse:

“Produtividade é poder fazer coisas que você nunca foi capaz de fazer antes.” — Franz Kafka

Kafka não foi capaz de terminar nenhum romance em vida, seus contos surgiram de demasiado esforço, poucas de suas obras foram publicadas em vida e muitas delas foram destruídas. Imagino quantas grandiosas ideias se perderam naquela mente e o quanto mais poderíamos nos deliciar se fossem colocadas objetivamente na realidade. Kafka não era capaz de publicar, mas publicou e hoje é considerado um dos escritores mais influentes do século XX.

Franz Kafka
Franz Kafka, escritor alemão de romances e contos.

Por fim, compartilho uma dica extra, O Evangelho de Ryans01, um usuário do Reddit que compartilhou o principio do dia diferente de zero, que consiste em eliminar o Dia Zero:

Um Dia Zero consiste em um dia que você não faz nada pelos seus objetivos, metas, sonhos ou futuro. Não permita que existam DIAS ZERO. Esse principio não diz que você precisa redigir 40 páginas, escrever 500 linhas de código, estudar 8 horas de alemão ou correr 30 km por dia. O princípio diz uma única coisa: você tem que prometer a si mesmo que você vive em um sistema NÃO-ZERO. Como diz o usuário Ryan, são 23:58 e você não fez nada? Escreva uma frase, leia uma citação, traduza uma palavra para o idioma que você quer aprender ou faça 10 flexões. Um é diferente de zero. Para mudança você precisa de muitos NÃO-ZEROS e quando não fazemos nada criamos um vórtice de chateação, esse padrão de comportamento mantém esse vórtice ali. Livre-se do vórtice, se auto-hipnotize para produzir transformando os dias em NÃO-ZERO.

Resumindo: apenas comece.

--

--