Quer um conselho da Renata Serafim?

JP
Jovens Planners
Published in
3 min readNov 5, 2015

--

#ficaadica da Head de Planejamento da Talent Marcel.

Nossa convidada de estreia é alguém que nós, do Jovens Planners, admiramos muito: Renata Serafim, Head de Planejamento da Talent Marcel. Com uma trajetória de mais de 15 anos em publicidade, a Renata vem fazendo trabalhos incríveis para grandes marcas e acumulando vários prêmios, entre eles o Caboré 2013 de profissional de planejamento.

Tem algumas características que eu valorizo muito em um profissional, são elas:

- brilho nos olhos.

Desde o primeiro contato. Na entrevista, inclusive. Sentir que a pessoa tem, acima de tudo, vontade. Mesmo antes de ter experiência, ou depois de muitos anos já planejando, acho fundamental que o olhar, a expressão corporal transpareça que, por dentro, a pessoa realmente admira, curte, deseja o trabalho de planejar.

- curiosidade.

O nosso trabalho é feito de garimpo, de referências, de observação. É fundamental para um planejador ser curioso, não se contentar com a primeira informação superficial que vê sobre qualquer assunto, ser o cara a fim de ir além, saber mais, compor opinião, estar sempre aberto para aprender e reaprender.

- generosidade.

O nosso trabalho é humano, não exato. Logo, não tem certo ou errado. Não tem uma visão única de nada.

É importante ouvir outras opiniões, absorver visões de outras pessoas, independente da área, compor seu pensamento com o das outras pessoas também envolvidas, estar sempre aberto a críticas e contribuições.

- ter opiniões.

Para absorver e compor com o olhar do outro, é super importante que tenhamos nosso próprio olhar. Até para ter critério do que e como é absorvível.

- no ego.

Que se soma ao atributo anterior. Não estamos aqui para sermos donos de nada, de ideia nenhuma. Estamos aqui para contribuir, inspirar, provocar. Portanto, não podemos ter apego ou intenção de autoria.

A gente tem que querer semear pra que brote uma planta linda, independente de qual foi o solo, adubo ou vento que levou a semente.

- digital.

Não necessariamente experiência direta como profissional, mas ter conhecimento do ambiente (inclusive e principalmente como usuário curioso), reconhecer códigos, linguagens, o que pega o que não pega…

- manter-se antenado.

Tanto porque isso é alimento para nosso trabalho no dia a dia, como porque é importante perceber o que está acontecendo no mundo que pode ser útil para a evolução como profissional.

Os cursos são uma ferramenta de evolução, sem dúvidas, mas você precisa saber do que deve correr atrás de aprender para evoluir.

- viver.

Seja lá o interesse, as preferências. Seja viajar, ter feito um aplicativo, trabalho voluntário, esportes, hobbies… O importante é ter experiências de vida que enriqueçam como pessoa, instiguem e exercitem a criatividade.

- relacionar-se.

É fundamental saber se relacionar com as outras pessoas da agência. Nosso trabalho é coletivo e relacionamento humano é pré-requisito para fazê-lo bem feito.

por Renata Serafim: Head de Planejamento na Talent Marcel.

As opiniões expressas aqui, bem como quaisquer comentários publicados, são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do grupo.

Updates: facebook | outras publicações de Jovens Planners

--

--

JP
Jovens Planners

Onde mentes inquietas se encontram para trocar dicas e experiências da área.