Sobre aprender a ouvir

JP
Jovens Planners
Published in
3 min readJun 15, 2016

--

por Giovanni Iannarelli

Daqui a 40 minutos, apresento um projeto para o meu cliente que me fez dormir apenas 4 horas na noite passada. Saí da agência era mais de meia-noite e foi aquela loucura de sempre: atendimento e planejamento alinhando como venderíamos cada detalhe desse projeto enquanto a criação dava motivos pro cliente derramar baldes de lágrimas e assinar o cheque.

Se você ainda não viveu essa experiência mas viu Mad Men, sabe do que estou falando. Muito trabalho, junk food, faz, apaga, faz, apaga… A vida de planner é exatamente isso. E se você não curte tudo isso, tenho más notícias.

Isso não quer dizer que você sairá tarde da noite todos os dias ou que vai entrar no programa de fidelidade da pizzaria da esquina. Estou falando da intensidade — tudo é muito intenso nesse ambiente de trabalho.

Eu, por exemplo, trabalho com CRM. E esse mundo é muito pautado por dados.

Big Data, números, gráficos, números, base de dados, números, porcentagens e mais números. O estudo é constante, isso que nem comecei a falar sobre estudar o universo do meu cliente — é aba aberta que não acaba mais sobre como vai o mercado, quem é o público, o que ele faz na era digital… Ufa! Cansa. E muito! Mas é um puta tesão. E vale a pena.

Eu costumo repetir pra mim mesmo que preciso ouvir cada vez mais e, quando for falar, fazer as perguntas certas.

O seu lado estrategista precisa ser aquela frase de Abraham Lincoln: “Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, gastaria 6 afiando meu machado”. Ou seja: ouvir, ouvir, perguntar, ouvir e resolver numa machadada só.

O CEO de uma agência em que trabalhei me disse uma vez:

“O homem mais valioso para uma empresa não era o que ganhava o maior salário, mas sim aquele que tinha mais informações”.

Desde que ele me falou isso, passei a ouvir mais o cliente, conhecer melhor meus companheiros de trabalho e o que eles fazem, estudar o mercado que atendo e traduzir isso tudo em uma linha de raciocínio estratégica e objetiva.

Por isso o estudo é importante. E se você está começando, comece estudando absolutamente tudo o que está à sua volta e troque informações com o máximo de pessoas dos mais diferentes níveis hierárquicos que você conseguir. Isso agrega para você, para a sua mente, para o seu plano e, principalmente, para o seu machado.

Bom, agora meu cliente chegou e eu preciso dar uma machadada que pode mudar a história da conta. Nos vemos por aí ;)

por Giovanni Iannarelli: Analista Pleno na E/OU-MRM e amante das filosofias contidas nas nerdices da vida.

As opiniões expressas aqui, bem como quaisquer comentários publicados, são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do grupo.

Updates: facebook | outras publicações de Jovens Planners

--

--

JP
Jovens Planners

Onde mentes inquietas se encontram para trocar dicas e experiências da área.