Como concilio trabalho integral, família e faculdade com os estudos em Javascript?

Diemano Nóbrega
jsdozero
Published in
5 min readJul 3, 2017

Olá! Como você está? Tudo bem? Por aqui está ótimo e nesse artigo eu vou escrever sobre como eu consigo conciliar os meus estudos em Javascript com o meu trabalho atual, com a minha faculdade e a minha família e ainda ter um tempinho para um lazer.

Sempre fui uma pessoa que não tenho muito o costume de ficar parado ou de ficar sem fazer nada, sempre fui muito ativo em tudo o que faço e dessa forma consigo executar várias coisas ao mesmo tempo, mas também junto com essa imperatividade tenho, muitas vezes, dificuldades em organizar o meu tempo e manter o foco nos meus objetivos.

Quando decidi começar a estudar Javascript, já estava fazendo diversas coisas e essas coisas não me impediram de começar mais uma, porque eu estava com um objetivo muito bem definido quando decidi aprender a linguagem, queria aprender do jeito certo e para isso pesquisei bastante sobre o Javascript para saber se era a linguagem que realmente deveria me dedicar muitas horas da minha vida aprendendo mesmo sem ter um retorno imediato.

Assim que eu decidi que Javascript seria a linguagem que dedicaria os meus estudos para futuramente conseguir um emprego Home Office como Desenvolvedor Frontend, eu vi que eu precisava organizar o meu horário para conseguir fazer tudo o que precisava ser feito no tempo que eu tinha disponível no dia.

Então eu tive a brilhante ideia de criar um cronograma de atividades diárias, onde eu poderia organizar o meu dia por horários, colocando cada coisa no seu tempo e momento.

Vou colocar um print aqui da planilha e também vou disponibilizar para download para te ajudar nessa organização.

Planilha pessoal de atividades semanais

Para mim isso foi revolucionário, me ajudou bastante a conseguir organizar o meu tempo, mesmo essa planilha sendo algo super simples teve um grande efeito na minha rotina. Claro que eu não conseguia seguir totalmente a risca, mas me norteava nas atividades que deveria executar em cada momento.

Consegui enxergar que tenho tempo suficiente para fazer tudo o que eu queria sem deixar de fazer aquilo que é necessário, isso me fez ver que quando dizia “Não tenho tempo para fazer isso” era porque na verdade eu não tinha meu tempo organizado.

Atividades que faço

Logo pela manhã tenho um momento comigo e Deus e de meditação na palavra de Deus, não sei qual é a sua religião mas independe disso é importante você ter um momento de meditação, onde você possa se sentir bem e também se preparar para o seu dia.

Logo depois faço Exercícios físicos (confesso que tenho falhado algumas vezes rsrs), segundo um estudo realizado pela Universidade de Cambrigde, na Inglaterra, o número de mortes relacionadas ao sedentarismo é duas vezes maior do que as ligadas à obesidade. Por isso que tem exercício físico no meu cronograma haha.

Depois do exercício tomo café da manhã e começo o meu trabalho, como trabalho Home Office tento manter os horários de entrada e saída de acordo com o cronograma, pois uma das dificuldades que encontro no trabalho home office é a disciplina que precisa ter para usar o tempo que destinou ao trabalho com as coisas do trabalho.

No meu cronograma também tenho um tempo dedicado para estudar o Javascript e também estudar para a minha faculdade, que é a distância, por isso consigo ter um tempo mais flexível nos estudos. Como trabalho o dia todo os meus estudos entram logo depois do trabalho.

O mais interessante nesse cronograma é que tenho um tempo na semana para a família e também tempo para outras atividades que eu queira fazer, lembrando que no cronograma dedico quase 20 horas por semana para os estudos, o que é muita coisa para quem tem um dia cheio de afazeres como eu.

O quadro

Uso outra ferramenta muito interessante para manter a execução do meu cronograma, utilizo um quadro branco (ou uma lousa se preferir chamar assim) para colocar os prazos e datas do que tenho que fazer na semana, isso me ajuda a ver quanto tempo eu tenho para realizar aquela atividade, vou colocar aqui uma foto do quadro para vocês terem uma ideia de como eu faço.

Quadro de execução das atividades (Está em inglês para que possa sempre está treinando rsrs)

Esse é o quadro que uso para organizar as atividades que estou executando no momento, borrei o lado direito pois são atividades da minha empresa. Vocês podem está pensando:

Mas porque você não usa o Trello para organizar as atividades que estão sendo executadas?

Eu uso o Trello porém o quadro me faz enxergar de maneira fixa algo na minha frente, sempre que levanto um pouco a minha visão o quadro está lá me lembrando o que tenho que fazer.

Dificuldades que enfrento

Enfrento algumas dificuldades para cumprir o cronograma a risca, como por exemplo: Acordar cedo, porque tenho o costume de dormir tarde pois tenho hábitos noturnos.

Outra dificuldade que enfrento é manter a constância no cumprimento das atividades. Eu digo para vocês que essa poderá ser a maior dificuldade que vocês encontrarão em seguir dia após dia o seu cronograma.

A persistência poderá definir se você conseguirá alcançar o seu objetivo em se tornar um desenvolvedor Javascript ou não, vai definir se você conseguirá um emprego na área ou não, é através da persistência e da paciência que conseguirá realizar as suas metas de longo prazo.

Uma dica que eu dou é: Se comprometa com alguém! Compartilhe para uma pessoa próxima de você quais são os seus objetivos, em quanto tempo realizará e o que você irá fazer para conseguir, peça ajuda dessa pessoa para te cobrar caso ela não veja que você está cumprindo com o que definiu como meta.

Isso fará com que tenha uma responsabilidade de fazer o que tem que ser feito para não ser cobrado, no inglês tem uma palavra que definir muito bem essa ação, accountability, é quando você precisa prestar contas com alguém.

Conclusão

Sempre foi um desafio para eu conseguir manter uma constância em relação as coisas que preciso fazer, mesmo sabendo que são importantes para mim e para o meu desenvolvimento profissional, tenho dificuldades de conseguir manter-me firme no meu proposito.

Sempre achei dicas como essa muito valiosas, espero que esse artigo te ajude a conseguir organizar melhor o seu tempo para que você possa manter os seus estudos no Javascript sem deixar de fazer outras coisas que são igualmente importantes para você.

Se você gostou desse artigo recomenda ele, dá um follow no blog e deixa um comentário aqui embaixo sobre a sua experiência com organização do tempo, com certeza você pode ter algo para compartilhar aqui que pode ajudar outras pessoas também.

--

--

Diemano Nóbrega
jsdozero

Creator of Congames, Aspiring front-end developer