Como conseguir um emprego fora do Brasil com Javascript

Diemano Nóbrega
jsdozero
Published in
5 min readJun 26, 2017

Olá! Como você está? Então, nesse artigo irei explorar um assunto que é muito procurado por brasileiros que têm o desejo de trabalhar em empresas de fora do Brasil, quer seja home office ou presencial.

Para muitos pode ser um sonho de consumo inalcançável, mas para outros é algo real e que segundo esse guia de estudos que vou falar nesse artigo, você consegue chegar no tão esperado emprego estrangeiro em programação desenvolvendo 13 projetos, fazendo 2 cursos e lendo 10 livros.

Mas antes de irmos direto ao assunto tenho que falar do ponto base para que a proposta de se conseguir um emprego fora do Brasil se concretize, você deve saber falar inglês.

Eu não acredito!

É isso mesmo! Infelizmente ou felizmente o inglês é uma língua universal e se você quiser conseguir um emprego em uma empresa gringa esse é o pré-requisito.

Então não adianta empurrar com a barriga, você tem que se dedicar em aprender o inglês de verdade (falar, ler, escrever e escutar), esse está sendo o meu maior desafio hoje juntamente com o aprendizado do Javascript. Não tem sido fácil enfrentar todo esse material em inglês, mas a cada dia vejo que aprendo mais e mais tanto da linguagem quanto do inglês também.

Agora que você sabe que inglês é um pré-requisito vamos ao nosso guia de estudos para aprender Javascript com o foco em conseguir um emprego.

Segundo a proposta do guia, se concluir os passos que ele propõe você terá muito mais confiança para enfrentar entrevistas de emprego e terá uma grande chance de ser aceito nas empresas.

O guia de estudos P1xt

Aqui está o link do guia na íntegra, inclusive se você quiser acompanhar outros guias além desse que é para conseguir um emprego, fique a vontade ;) O objetivo desse guia é você se tornar um desenvolvedor web pronto para candidatar-se em uma posição júnior de uma empresa.

Passo 1

Primeiro comece com a leitura de todos os livros da série “Você não Sabe Javascript (YDKJS)” seguindo a seguinte sequência:

  1. You Don’t Know JS: Up & Going
  2. You Don’t Know JS: Scope & Closures
  3. You Don’t Know JS: this & Object Prototypes
  4. You Don’t Know JS: Types & Grammar
  5. You Don’t Know JS: Async & Performance
  6. You Don’t Know JS: ES6 & Beyond

Passo 2

Após a leitura dos livros você terá um curso para fazer, que é o CS50 na edX, é um curso gratuito, feito pela Universidade de Harvard sobre Introdução a Ciências da Computação. O curso é bem completo e com certeza te dará uma grande base sobre computação e programação.

Passo 3

Depois que concluir esse passo você deve ler o livro JavaScript Allongé, the “Six” Edition (nesse link você pode ler o livro online gratuitamente, caso queira comprar uma versão do livro aqui está o link: https://leanpub.com/javascriptallongesix)

Passo 4

Fazer o curso Introdução a MongoDB usando o MEAN Stack no edX, como diz no próprio site do MEAN:

MEAN é um framework de javascript fullstack que simplifica e acelera o desenvolvimento de aplicativos da web.

Você irá aprender como trabalhar de forma integrada com o Node.js, MongoDB, Express e Angular.

Passo 5

Obtenha a certificação Backend no FreeCodeCamp (FCC), faça todos os projetos, ignore os tutoriais e só leia os documentos oficiais se você quiser.

Em um artigo meu anterior eu falo sobre o FCC e o poder que essa plataforma oferece na aprendizagem do Javascript, então depois confere lá e se você não conhece ainda o FCC é uma ótima oportunidade para começar ;)

Passo 6

Leia o livro DOM Enlightenment.

Passo 7

Fazer o projeto “Portfólio” da seção de Frontend do FCC.

Passo 8

Ler o livro Javascript Design Patterns, tem uma versão que está sendo feita em português porém ainda não está concluída, aqui está o link.

Passo 9

Criar um clone da interface do Netflix usando React, Angular, ou Vue, utilizando os dados do the Movie DB API. Caso você não tenha conta no Netflix você pode clonar o Spotify, para ter uma conta gratuita clique aqui. Você pode usar a API do Spotify para pesquisa praticamente todos os dados que precisar.

O Spotify não vai deixar você carregar a música completa para o seu aplicativo através da API deles, somente faixas de demonstração.

Passo 10

Ler o livro Open Data Structures.

Passo 11

Criar um clone desse Admin template usando React, Angular, ou Vue.

Nota especial: Não, você não terminou até concluir todos os passos em ordem.

Você pode está se perguntando:

Você está louco! Eu só quero ser um desenvolvedor Frontend, isso é muita coisa.

  • Não, não é.
  • Isso realmente fará você fazer tudo o que um Frontend faria sozinho. Esse guia irá prepará-lo para fazer o trabalho de um desenvolvedor web avançado no mercado de hoje. Escrever qualquer HTML e CSS não é tudo o que você precisa para entrar em um trabalho nessa área. Isto irá prepará-lo para todo o resto.
  • Não desista.
  • Não entre em pânico!
  • Tenha brio.

Conclusão

Espero que tenham gostado desse guia de estudos, estou seguindo ele para avançar os meus estudos em Javascript. Caso tenha alguma dúvida ou quer fazer alguma consideração, deixa um comentário aqui embaixo que vou te responder, okay?

--

--

Diemano Nóbrega
jsdozero

Creator of Congames, Aspiring front-end developer