Meu manifesto como aprendiz de Programador Front-end no JS do ZERO

Diemano Nóbrega
jsdozero
Published in
3 min readJun 20, 2017

Esse é o primeiro post que estou fazendo desde que comecei a aprender uma nova linguagem de programação, o Javascript, e quero compartilhar com você as minhas experiências positivas e negativas aprendendo essa linguagem.

O que irei escrever aqui serão documentações do que estou fazendo e como estou aprendendo, quais são as dificuldades que encontro, os livros que estou lendo, os livros que vou ler e os livros que não irei ler, também compartilharei conteúdos que encontro a respeito da linguagem que tenham uma abordagem mais direta e profissional.

Aqui nesse blog não vou ensinar ninguém a programar.

— Sério?? — Seríssimo!

Esse não é o objetivo aqui, quero compartilhar tudo o que está sendo útil para mim nessa jornada aprendendo o Javascript do zero, é claro que você vai aprender algo por aqui, porque com as experiências de outras pessoas podemos economizar tempo em escolhas e decisões que poderiam dar errado.

Quem sou eu?

Antes de continuarmos com o porquê eu criei esse blog no medium, vou me apresentar, ok? Meu nome é Diemano sou idealizador do Congames, que foi o primeiro congresso online de criação de jogos que aconteceu aqui no Brasil e também tenho um canal no youtube onde ajudo pessoas a criarem arte para os seus jogos.

Não sou programador, na verdade sou designer e trabalho com criação de sites em wordpress a mais ou menos 8 anos.

Eu sempre tive muita curiosidade em aprender esse negócio de programação e conseguir criar um aplicativo do zero, a sensação de conseguir fazer isso com as minhas próprias mãos sempre foi a minha maior motivação.

Sou autodidata em tudo que quero aprender, não quero dizer que não peço ajuda de outras pessoas, pelo contrário, tudo o que aprendi até hoje foi com ajuda de diversas pessoas, que consultei, escutei e aprendi.

Porque criei esse blog?

Criei com o objetivo principal de compartilhar a minha experiência aprendendo Javascript, muitas pessoas que iniciam nessa jornada tem dificuldades em continuar a aprendizagem pelo simples fato de não saberem como continuar quando chegam em uma barreira (e você encontrará muitas barreiras…).

Aqui vou falar sobre tudo o que passei e passo nesse processo aprendendo Javascript do zero, vocês encontrarão dicas de livros, perfis para seguirem, sites que devem ter nos favoritos, cursos que devem fazer (gratuitos a maior parte), blogs que devem acompanhar e tudo isso eu falarei de acordo com o que eu fizer obviamente e com a ajuda da galera que já está em níveis maiores e que poderão acrescentar aqui no blog também.

Outras coisas que irei compartilhar: projetos que fiz, grupos que estou participando no brasil e exterior, dúvidas que tive em determinados assuntos do javascript e também sobre projetos futuros que participarei ou que desejo participar.

Porque é importante você acompanhar Blogs como esse aqui?

Acompanhar blogs como esse que criei onde é compartilhado experiências rumo a uma jornada com um objetivo comum ao seu, faz com que você não se sinta sozinho nessa caminhada, que você veja que outras pessoas também sentem as mesmas dificuldades que você e que todos podem se ajudar nesse processo.

A economia de tempo na aprendizagem não tem preço, tanto o meu tempo quanto o seu serão otimizados e conseguiremos chegar ao nosso objetivo mais rápido e com menos perdas.

Vamos lá?

Estão prontos para essa jornada? Então dá um “oi” nos comentários para que possamos nos conhecer melhor e trocarmos algumas ideias sobre o tema, ok?

Vou colocar aqui abaixo alguns links onde você pode me acompanhar:
GitHub: https://github.com/diemano
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/diemano/
Twitter: https://twitter.com/diemano
Medium: https://medium.com/jsdozero

--

--

Diemano Nóbrega
jsdozero

Creator of Congames, Aspiring front-end developer