Onde posso aprender Javascript? Cursos práticos gratuitos.

Olá! Nesse post vou falar um pouco sobre como comecei a aprender Javascript. Existem muitas formas de você fazer isso e a forma como você aprende determina muitas vezes o local onde você chega.

Muitas pessoas assistem vídeos e mais vídeos de tutoriais na internet sobre javascript, a minha concepção sobre isso é que você pode até aprender alguma coisa (o “básico” por exemplo) mas parece que você fica com uma sensação que aquele conhecimento é passageiro.

Você executa o tutorial, consegue concluir o projeto que está sendo ensinado porém o conhecimento parece que não fica firme na mente e escapa muito facilmente caso você passe 2 ou 3 dias sem ver aquele conteúdo.

Eu acredito que não tenha a maneira certa para aprender Javascript, mas existem maneiras que levam você para objetivos específicos, como por exemplo, conseguir um emprego na área aqui no Brasil ou fora do país, ou até mesmo você que é um backend e quer se tornar um frontend, ou também se quiser aprender Javascript para fazer seus próprios projetos sem ter a necessidade de alguém para fazer por você.

O importante é você saber qual é o seu objetivo principal e traçar a estratégia correta para alcançá-lo. Mas para que tudo isso funcione você precisa começar de algum lugar, e agora vou compartilhar com você 2 sites que podem te ajudar nesse início e que me ajudaram também.

1. freeCodeCamp

freecodecamp.com

Esse é um site onde você aprende fazendo, para você que não tem conhecimento nenhum em desenvolvimento web, ele vai te ajudar desde os conceitos básicos, como: HTML , CSS, algorítimos, até conhecimentos mais avançados como: JSON, API’s, JQuery entre outros assuntos.

O que mais me chama a atenção nesse site é que ele não só ensina o conteúdo através de pequenas explicações em texto para você poder aplicar ao lado em um console, ele também tem desafios (projetos) na sua grade que te dão uma ótima noção do que você poderá encontrar no mercado de trabalho.

Para quem avança nos módulos e consegue concluir os projetos sugeridos por eles recebe um certificado para cada grande área Front End Development Certification, Data Visualization Certification, Back End Development Certification, Full Stack Development Certification e ainda tem um módulo inteiro para você se preparar para uma entrevista de emprego.

Particularmente o freeCodeCamp tem sido a minha opção para aprendizagem desde o início até assuntos mais avançados e também para conclusão de projetos na área de Frontend, se você quiser dar uma olhada no site aqui está o link: https://www.freecodecamp.com/ . Se você quiser ver o meu desempenho na ferramenta aqui está o meu perfil: https://www.freecodecamp.com/diemano

No meu perfil você encontrará os projetos que desenvolvi dentro do freeCodeCamp e que já posso usar no meu portfólio, é claro que tenho que melhorar bastante, mas não estamos aqui para analisar isso okay? ;)

2. codecademy

codecademy.com

O codecademy é um site bem parecido com o freeCodeCamp porém a principal diferença é que ele não é focado somente em Javascript, lá você vai encontrar cursos de outras linguagens de programação também como PHP, Python, Ruby entre outras.

Os cursos são menores e você pode terminar um curso e já começar outro. O codecademy não oferece certificado e você não segue uma trilha como no freeCodeCamp. Porém tem uma independência em relação aos cursos que quer fazer.

Se você quiser conhecer mais do site aqui vai o link: https://www.codecademy.com/

Outros Cursos

Existem também outros cursos na internet sobre javascript, na verdade são muitos. Mas vou colocar aqui aqueles que tem um maior destaque:


Links interessantes sobre Javascript para ter nos seus favoritos

JS: A forma certa

Nesse link você vai encontrar um conteúdo completo sobre a linguagem javascript. Realmente tem tudo lá.


JavaScript funcional

Esse curso online de Javascript funcional tem um pegada bem moderna e atual, o professor do curso é o grande diferencial, com o seu jeito “diferente” de ministrar aulas prendendo a sua atenção na sua forma de falar e no conhecimento que ele tem para passar também. Vale a pena conferir!


Conclusão

Na minha opinião somente escolhendo uma das ferramentas e fazendo todas as atividades, cursos e projetos que você encontrar não é suficiente para você que quer ter um aprendizado mais profundo e permanente. Acredito que nada substitui a leitura de livros específicos sobre a linguagem, não qualquer leitura é claro, mas livros que fazem sentido de acordo com os seus objetivos em aprender a linguagem.

Em um outro post irei falar sobre os guias de aprendizagem, que são listas de tarefas onde você vai concluindo cada etapa a fim de chegar a um objetivo, como o P1tx Guides e o Grab.

Teve alguma informação aqui que te chamou a atenção, quer compartilhar alguma opinião a respeito ou falar o que está achando do blog? Deixa um comentário que vou responder você okay?