7 Podcasts para desenvolvedores de jogos

Hoje não tem caixeiro viajante! Decidi variar o conteúdo e indicar 7 podcasts bacanas para entusiastas e desenvolvedores de jogos ouvirem! Sem mais delongas…

Nacionais

No Brasil é muito mais comum os podcasts de games partirem de jornalistas ou usuários que acabam por explorar o mundo dos jogos e vez ou outra pesquisam mais a fundo sobre desenvolvimento, entretanto, não vou falar somente de podcasts que falam de desenvolvimento; A ideia é mostrar casts que tentem sair da ideia de guia de compra ou nostalgia e busquem mostrar outras facetas dos games e da industria em si.

Podquest

Capitaneado por Gilliard Lopes, “produtor dos games da série FIFA, aqui em Vancouver no Canada”, o podquest é um podcast (essas cacofonias…) formado por 4 desenvolvedores de empresas 3A ( Fernando Secco |Bioware, Rafa Kuhnen | EA e Igor Castilho | Bethesda), o podquest tem o mote de poder aplicar sobre qualquer tema os insights e as visões de quem trabalha dentro das maiores empresas do ramo. Também possuem um canal no Youtube onde tratam um pouco mais de Dev.

É sempre interessante saber como funcionam as empresas por dentro e a melhor parte é que nenhum dos participantes tem estrelismo, então podem ir “pertubar” eles no twitter e no email do podquest!

Episódio indicado: PQ#181: As Lições de Vida do Desenvolvedor de Games
Patreon: https://www.patreon.com/podquest


Overloadr

Três amigos jornalistas ( Caio Teixeira, Henrique Sampaio, Heitor De Paola) trabalhavam em um dos maiores sites de games do país, mas sentiam que estavam sendo limitados editorialmente quanto a certos temas e abordagens, o que eles fazem? Pedem demissão e se arriscam numa aventura de ter um site independente que aborda os jogos em suas facetas culturais, artísticas e tecnológicas não esquecendo e o cenário que os cerca. Apesar de partirem de ponto comum com reviews de texto,podcasts de indicações e “o que estamos jogando”; O Overloadr tenta sempre em seus conteúdos trazer reflexões de significância e impacto dos jogos, não somente como criações de mercado, mas, como obras e construções artísticas.

Episódio indicado: MotherChip #111 — A pirataria e o nosso passado
Apoia.se: https://apoia.se/overloadr
Patreon: https://www.patreon.com/overloadr


Essa arte daria uma estampa bonita né? DARIA, PORQUE É! COMPRA LÁ!

O Jogabilidade é um podcast que tem como missão pessoal “ elevar o nível da discussão sobre jogos eletrônicos no Brasil”, e que de certa maneira vem conseguindo. Contando com 6 atrações em áudio (e mais 6 em vídeo) o Jogabilidade trata de trends, games e mercado com muito bom humor. Entretanto, o destaque é para o Construindo Mundos, um podcast onde Caio Corraini entrevista desenvolvedores de jogos ao redor do globo. Os convidados são abordados quanto as suas aventuras pessoais, sua carreira e até sobre suas opiniões de mercado.

Episódio indicado:
Patreon: http://jogabilida.de/patreon/
Padrim: https://www.padrim.com.br/jogabilidade


Hipsters ponto tech

Sabe a Allura? E a Caelum? Imagina se a galera dessas duas empresas de ensino e tecnologia se unissem para conversar sobre tecnologia? É isso que acontece! Discussões sobre Design, UX, métodos de criação e gerenciamento, gadgets e startups! Apesar de não ser exatamente focado em jogos, os temas do podcast servem para qualquer pessoa em carreira tecnológica, então vale muito ouvir!
Episódio indicado: Hipsters #21 - Acessibilidade web


MSC

Não são podcasts que tratam sempre sobre desenvolvimento, mas o Ultrageek e o Nerdcast já trataram do tema, se nunca ouviram, vale a pena!
#Ultrageek 230: Desenvolvedor de games
#NerdCast 238 Profissão: Desenvolvedor de games


Internacionais

Sei que nem todo mundo domina a língua o bastante para conseguir acompanhar um podcast, para esses ouvir a lista abaixo serve também de exercício da língua, que tal?

The Debug Log

O ano era 2014. O lugar era o Unity Unite quando Andrew Currie, Zack , e Obinna Opara (sim, eu sei o que vocês pensaram) pensaram que deveriam unir a comunidade do Unity através de algo, sem demorar muito eles decidiram que um podcast seria a mídia perfeita! A quipe do TBL ainda cresceu mais com Ryan Killgore e Eduardo Castillo. Juntos eles discutem diversos temas de desenvolvimento de jogos e do mercado, assim como assuntos relevantes para a comunidade do Unity 3d.

Episódio indicado: Os episódios “THE DARKSIDE OF DEVELOPMENT”
Patreon: https://www.patreon.com/thedebuglog


The Clockwork Game Design Podcast

Conheci o Clockwork game design pelo canal do Keith Burgun no Youtube e a série 3 Minute Game Design (vale assistir — também devo fazer uma lista de canais num futuro). Burgun é autor do livro Clockwork Game Design, também contribui com o Gamasutra, num bom resumo, o cara manja. Apesar de não ter uma frequência certa, o CGD tem séries muito legais e consegue entrevistas muito bacanas

Episódio indicado: CGD#21 The “Classics” Problems
Patreon:https://www.patreon.com/keithburgun


Existem diversos podcasts internacionais que falam de desenvolvimento, Anothercastle, Building The Game, mas por último vou indicar uma série muito boa que o Teddy Dief (Hyper Light Drifter) desenvolveu:

Uma série de entrevistas one-on-one explorando a cena de desenvolvimento da cidade dos anjos. Os entrevistado vão desde desenvolvedores até atores e escritores relatando suas carreiras, inspirações, processos, referências e muitas, muitas dicas. 
Episódio indicado: TODOS


Se você gostou MUITO do texto recomende-o e compartilhe-o por todo o globo e rede mundial de computadores!

TEMOS NOVIDADES!
Agora temos uma newsletter com notícias do mundo do desenvolvimento de jogos e do JSLO
http://eepurl.com/cw798r

Siga o autor em:
Instagram | Facebook | Twitter |