[S01E01] Downwell, a simplicidade e a maestria.

Felipe Malafaia
jslo
Published in
6 min readDec 21, 2016

Olá,
Você está prestes a ler uma série de textos que tinha sido programada para um site. Por motivos que convém ao momento, o site não pode publicar esses textos, para que eles não se perdessem no limbo decidi lança-los em meu Medium, então mantenha em mente que muitos desses jogos eram lançamentos de sua época. Dessa forma eu inicio o “Joguinhos São Legais”, um espaço pra separar meus textos pessoais dos voltados a games e tecnologia. Espero que sigamos em frente, vida longa ao JSLo e boa leitura!

Olá, caro leitor!

Você gosta de joguinhos de video-game? EU SIM! Gosto tanto que estudei isso na faculdade e trabalho com isso. Juro! E advinha? Minha missão aqui e fazer você gostar também!

“Mas Felipe, eu ODEIO JOGUINHOS!”

Então me dá só uma chance. Só preciso de uma chance e pronto. Me deixa te mostrar na primeira fase do jogo por que você tem que jogar ele! Se você não se interessar eu te deixo ir em paz. E se você conseguir parar de jogar, pode voltar aqui e eu ainda te explico um pouco do por que você gostou tanto. Que tal? Parece bom? Claro que parece! Então chega mais e vamos conversar sobre Downwell !

Pressione Start

Você acaba de comprar suas incríveis PISTOBOTAS! Botas equipadas com um poderoso armamento nas solas até que… Bem… Você cai num poço. Um poço com muitos inimigos, mas só uma saída que deve ser aberta a força por você. Essa é toda a história que você recebe e é tudo que você precisa saber para começar a diversão!

Se você se complica com os milhares de botões dos outros jogos, não se preocupe! Aqui você só usa 3 deles, o que faz com que você esteja apto a virar um mestre pistobotas antes mesmo que eu possa soletrar pistobotas! Então você logo nos 5 primeiros segundos percebe que tem abrir seu caminho para baixo, seja disparando contra seus inimigos ou pisando neles (desviar deles e fingir que não os viu é perfeitamente aceitável tá?), será que você está pronto para toda essa ação? Eu aposto que sim!

Agora saiba que não será uma caminhada no parque, suas pistobotas tem munição e elas acabam! Como recuperar? É só tocar em qualquer coisa. Exatamente isso que você ouviu, qualquer coisa! Então dispare contra quatro inimigos, pise no quinto, recarregue suas botas, salto para o lado e entre em uma caverna misteriosa.

Calma, eu disse caverna misteriosa?

Eu disse isso por que é verdade! O poço tem pequenas câmaras periféricas e é sempre um mistério o que você pode encontrar dentro delas, talvez um vendedor perdido, uma mina de cristais ou quem sabe… Uma munição diferente para sua pistobota? Por que você pode usar pistobotas metralhadoras, lasers, espingardas e muitas outras! E cada ela muda a forma com que você controla sua queda já que algumas tem coices maiores que outras.

Os vendedores perdidos são uma pitadinha de risco deliciosas porque para comprar qualquer coisa deles você precisa de cristais e para ganhar mais cristais você pode começar uma corrente de mortes sem tocar ao chão, ou seja, quanto mais inimigos você mata sem parar, maior seu combo e maior a sua recompensa. Agora pense bem antes de iniciar um combo, os riscos de você se pegar cercado por inimigos e pondo tudo a perder sendo acertado por um pequeno morcego são irritantemente altas. Agora tem um segredo que eu esqueci de te falar… Toda vez que você você jogar Downwell você vai enfrentar desafios diferentes. Isso por que o jogo contem o incrível sistema de criação procedural, então é assim: Apertou start? Desafios novos!

Como nem só de momentos de tensão vive um homem, caso você conclua a primeira fase você tem direito a escolher um modificado: mira laser, um robô ajudante, a habilidade de gerar disparos destruindo pedras. Você decide o que se encaixa melhor no seu jeito de jogar! E se isso não bastasse ao decorrer do jogo você conquista novos estilos de personagem (algo como os estilos do kung-fu) que mudam toda a forma de se jogar.

E então? Pronto para tentar? Aproveita então por que esse é fácil de achar viu? Tem na Steam para pc, tem para iOS e tem para Android mais barato que banana*!

*Segundo cotação de banana feita no dia 29/02/2016

Mas, porque?

Okay, se você conseguiu soltar o controle e ficou curioso em por que Downwell é tão bom vou eu vou explicar em um ponto. O jogo é muito simples.
Em Game Design usamos a expressão “verbo de jogo” para descrever as ações que um jogador pode realizar, se tormamos Downwell como exemplo são três: andar, saltar e disparar. Por mais que existam ações in menu (comprar coisas ou escolher itens), esses três verbos resumem tudo o que o jogador precisa fazer para se divertir com o jogo. Então mesmo para as pessoas mais inexperientes o jogo é simples. A tela inicial mostra 33,3% (a única dízima periódica que sei de cabeça) do que dá para fazer no jogo. E logo depois dela, mesmo que ele nunca tenha jogado nada, ele vai apertar os botões vermelhos que apareceram para ele e descobrir que dá para andar e até pular!

Mesmo depois disso, na tela de escolha de estilo o jogador iniciante não tem o que fazer, as opções estão bloqueadas não podem ser acessadas, além disso no estilo padrão o/a nosso/a protagonista está tão feliz correndo que é até convidativo apertar todos os botões sobre ele.

Então a descida começa, o jogador já sabe que pode andar e saltar. Com uma pitada de curiosidade (ou até mesmo apertando sem querer o botão do pulo enquanto está no ar):

UKE??? ELE ATIRA?????

E ai entra o primeiro pulo do gato (pulo? Hãm?). O jogo é extremamente simples por fora, mas as mecânicas mostram uma profundidade (hehehe) que é descoberta pelo jogador como recompensa pela sua curiosidade. Quer ver um outro exemplo fácil disso? Você está descendo seu caminho, o fluxo de direção é sempre para baixo, até que de repente surge uma abertura lateral! E como se não fosse o bastante ela ainda é iluminada!

As cavernas sempre possuem recompensas e dentro delas você não pode ser atingido por ninguém. Ou seja, você sai no lucro por entrar nelas.

E por último, a curiosidade gera o aprofundamento (hãm? hãm? Aprfodun- você entendeu) e diversificação das mecânicas de jogo. Assim que o jogador encontra uma nova forma de disparo da pistobota ele é forçado a descobrir novamente as melhores táticas para usar sua nova arma.

Um último exemplo do uso da curiosidade como mecânica fica por parte da progressão dos aspectos do jogo. Seja nos estilos do jogador seja na própria fase tudo motiva você a tentar ir mais longe para saber o que vem depois ( Qual a próxima recompensa? Qual o próximo inimigo?)

E você meu leitor anônimo? O que em Downwell te fez viciar? Ou ainda o que fez com que você sequer desse play no level 1?

--

--

Felipe Malafaia
jslo
Editor for

Game Designer, Designer UX, multimidia creator e dono do universo… Um desses é verdade. @CESAR