Array Métodos — .some()

Diego Telles
JavaScript World
Published in
2 min readFeb 25, 2019

Olá pessoal, nesse artigo vou abordar sobre um método muito útil em relação a tratativas de dados em formato JSON, que são denominados como Métodos em JavaScript, na verdade vou fazer uma série abordando cada um deles separadamente em cada artigo para mantermos um foco e não ficar muito extenso.

.some( )

Esse metodo é super importante na tratativa quando se trata de retornar uma unica variável em um JSON, ou seja, quando queremos mapear e retornar um único objeto.
Mas Diego, o .map() já não faz isso pra gente? (Vamos abordar o .map() no proximo artigo).
- Bom, ele até faz, mas uma das características especificas do .some() que o torna único é o fato dele percorrer pelo array em busca de uma informação pré-definida pelo desenvolvedor e parar a execução quando o resultado for `true em seguida ele traz o resultado dessa nossa execução.

Vamos ver um exemplo:

Exemplo metodo Some()

No exemplo acima, eu simplesmente usei o .some() para localizar o meu objeto que busquei com o if() e em seguida fiz um push para minha variável result assim que encontrasse e retornasse true.

Ele não altera nenhuma informação existente na sua base de dados, apenas executa um find e retorna o objeto que é igual ao que voce buscou e retorna para o usuário. ;)

Características:
Nosso item será nosso obj results da function, ou seja, onde armazenaremos a saída (pode ser qualquer nome que faça sentido com a sua aplicação).

Desvantagem:
Se tivermos mais de um campo com o resultado da pesquisa que você realizar ele vai retornar somente o primeiro resultado, porque esse método para a execução assim que encontrar o primeiro valor, ou seja, se o resultado for true ele para a execução.

Espero que ajude vocês, qualquer dúvida deixem nos comentários!
Em breve vou abordar os demais métodos.

--

--

Diego Telles
JavaScript World

AWS Community Builder | Tech Manager | Front-end | Mozillian Member 🦊| Subscribe: youtube.com/UnicornCoder