Novos desafios, nova identidade

Nossa mudança vem com uma nova cara.

Pedro Vargas
JTBD+
3 min readApr 15, 2020

--

A JTBD+ foi criada em 12 de fevereiro de 2019 em mais uma conversa informal de troca de práticas entre o Daniel Salengue e o Pedro Vargas. Ao longo dos meses somaram à equipe o Nicolas Martínez e o Felipe Cardoso Barbosa.

Desde o início tínhamos vontade e energia pra fazer algo incrível e traçamos atividades com um objetivo único: ajudar profissionais a entender melhor todos os aspectos que a envolvem, com conteúdos 100% em português e voltados para o contexto brasileiro.

O que construimos

Com esse norte, conseguimos escrever mais de 40 artigos no Medium, prestar consultoria gratuita para dezenas de profissionais, palestrar em diversos eventos em SP, SC, MG e RS e lançar nosso podcast. Por sinal, se não ouviu ainda, corre lá depois de ler aqui. ;)

A energia ficou ainda maior

Para 2020 era nítido que precisaríamos continuar evoluindo e já temos tudo pronto para lançar. Vem coisa boa por aí!

Novos desafios pedem novos ares e por isso colaboramos com nosso amigo Designer kaio fialho em uma nova identidade, que apresentamos agora com muito orgulho.

Para a construção da marca, foi utilizado a metodologia do diamante duplo, mas com o princípio de utilizar a ferramenta Jobs To Be Done nos estágios iniciais do projeto. Em conversas com os sócios, foi possível retirar aspirações funcionais, sociais e emocionais e descobrir as necessidades e aspirações do grupo com o JTBD+.

Aprofundar no conhecimento teórico e conceitual da ferramenta também foi muito importante para conhecer e poder comunicar visualmente de maneira efetiva seus princípios. Foram elencados, o progresso, as tarefas e o “feito”.

O “progresso” foi transmito pela linearidade e pela sequencia das letras.

Para as “tarefas” buscou-se a metáfora do “to-do list” e para transmitir essa ideia todas as letras do “JTBD+” foram construídas e ocupam o espaço de um quadrado, como uma “checkbox”, a qual, tarefa quando é completa recebe um “check”.

A marca, portanto, foi diagrama e desenhada seguindo o símbolo de “check”, para uma segunda versão de uso.

A cor roxa foi escolhida por duas características. Pelo seu aspecto comum ao denotar “espiritualidade” e “introspecção” por fazer menção à ferramenta e seu objetivo e também por ser uma cor que recentemente está atrelada à inovação.

Nosso foco de atuação atual é o o Brasil e quisermos deixar estampado nos principais canais o nosso compromisso com as comunidades de UX e Produto do país.

Como recurso gráfico, o gradiente foi escolhido por variar as cores e ter suavidade nas diferenças tonais, traçando paralelo pelas diferentes nuances e níveis de profundidade que um assunto ou tarefa pode ter, visto que a teoria de Jobs to Be Done procura encontrar porquês mais profundos e emocionais.

Essa é a nova JTBD+.

Marca criada por kaio fialho // Instagram // Loja virtual // Behance // LinkedIn

--

--