O que é Jobs To Be Done?

Daniel Salengue
Aug 3, 2017 · 7 min read
Foto por Clem Onojeghuo disponível em Unsplash

Jobs To Be Done é uma teoria que nos ajuda a entender por que as pessoas compram o que compram

“As melhores — e mais úteis — ideias e teorias não são criadas por uma pessoa, mas são resultado de várias pessoas ao longo de bastante tempo. Este é certamente o caso de JTBD. Seus princípios emergiram do trabalho de uma longa linhagem de pesquisadores e inovadores.” — Alan Klement

Analisando Jobs To Be Done

A diferença entre causa e correlação

“Jobs To Be Done avalia as circunstâncias que surgem na vida das pessoas. Clientes raramente tomam suas decisões de compra com base no que um “cliente padrão” da sua categoria faz — mas eles comumente compram coisas porque se vêm com um problema que gostariam de resolver.”

Clientes, produtos e serviços

“Entendendo qual serviço (job) os clientes contratam um produto ou serviço para resolver, as empresas podem desenvolver e divulgar melhor seus produtos de acordo com o que seus clientes já estão tentando fazer.”

Clayton Christensen explicando Jobs To Be Done por meio de um exemplo real

Serviços ou funcionalidades?

“Frequentemente, empreendedores pensam em termos de funcionalidades. Se o produto faz X, Y e Z, então as pessoas vão comprá-lo. Ao invés disso, pense no serviço que precisa ser feito e como a solução vai se encaixar nisso. Pense em soluções para serviços, não em funcionalidades.”

“É um grande erro acreditar que a próxima funcionalidade vai fazer as pessoas utilizarem um produto.” — Anônimo inteligente

Dando sequência no estudo sobre Jobs To Be Done

JTBD+

Sua comunidade oficial sobre Jobs To Be Done no Brasil.

JTBD+

Sua comunidade oficial sobre Jobs To Be Done no Brasil.

Daniel Salengue

Written by

Product Manager com background em engenharia de software.

JTBD+

Sua comunidade oficial sobre Jobs To Be Done no Brasil.