O problema das pessoas expansivas

Ju Assunção
juliana.txt
Published in
2 min readJul 26, 2017

Personalidade expansiva é uma dádiva, mas tem um problema. E talvez seja só um mesmo.

Mas vamos lá:

Significado de Expansivo Por Dicionário inFormal (SP) em 13–05–2009

1. Expansível, franco.
2. Comunicativo; entusiasta

Significado de Expansivo Por Ju Assunção em 25/07/2017

1. Aquele que infla, extra.
2. Extrovertido(a); exagerado(a).

Quando compartilho uma parte do meu dia com alguma pessoa com personalidade expansiva, parece que um ser alienígena tomou conta da bolha invisível que fica à minha volta, fica tudo impregnado com a energia da tal pessoa e não consigo pensar em outra coisa senão: “como ele(a) consegue passar TANTO tempo falando e socializando?”

Demorei alguns anos até passar a admirar pessoas expansivas. Acho muito belo o poder natural que essa personalidade tem, independente da idade, gênero ou mesmo condição econômica.

Hoje em dia, muitas pessoas próximas de mim são e-x-t-r-e-m-a-m-e-n-t-e extrovertidas e é só colocar alguns limites no relacionamento com elas e pronto, a vida fica linda.

que…

Tem uma característica que vejo como padrão em personalidades expansivas que é justamente o problema com limites. Esse é o problema das pessoas expansivas.

Algumas pessoas simplesmente parecem ter certa dificuldade em entender a hora de parar ̶d̶e̶ ̶f̶a̶l̶a̶r̶, de tocar, de se inflar e se expandir, mesmo quando falamos “pare, por favor” ou simplesmente um “não”.

Acabei de lembrar daquela frase: “o seu limite termina, quando começa o meu”. Agora faz todo o sentido!

Continuo admirando pessoas expansivas, mas esse problema de limite é também o limite da minha admiração.

E eu achava que isso era só uma criticazinha vazia da vida alheia até outras pessoas [introvertidas] observarem o mesmo e começarmos juntos a achar esse padrão.

E bom, dessas observações, virou essa reflexão.

E do meu desafio, virou esse texto sem conclusão.

Ju nas redes =] Linkedin | Twitter | Facebook | Instagram

--

--

Ju Assunção
juliana.txt

creative-endless mind mind, art lover, street watcher :: I write about my work & my mind :: PT-BR :: Co-Founder @rankmyapp