CURTAS 2016: A Pretensão Europeia

Na qual (re)descobrimos o Bambi, e nos despedimos do Curtas.

Ana Rita Costa
Jump Cuts
2 min readJul 17, 2016

--

Aquele “Curta Metragens, CRL” que antecede as legendas sempre teve um tom de desafio.

Lembro-me de em 2014, na sala 2, entre os responsáveis pela secção de curtas metragens dos grandes festivais europeus, alguém admitir que era uma treta boa parte do público acreditar que quem faz curtas só escolhe este formato porque não tem dinheiro para fazer filmes maiores. Não fossem os contadores de histórias criaturas de se medir aos palmos ou pela extensão da sua história e estariam todos certos. Mas, a verdade é que é preciso ser-se um tipo de génio muito específico para parir um monstro catártico numa dúzia de minutos.

Não faltam desses génios na programação do Curtas. No entanto, acho que já assisti a seleções melhores de candidatos internacionais. Não sei se terão sido os incessantes “bullshit, bullshit, bullshit” que murmurei enquanto via boa parte dos filmes, se a sensação duma aura pretensiosa mais desnecessária que o habitual, talvez uma falta de paciência especial ou o facto de não ter ido a todas as sessões. Provavelmente é a última. Pelo menos, espero que seja a última.

Certo é que, independentemente das razões, este ano não colou. Não achei a terra de Ben Rivers particularmente feliz e só o título Painting With History in a Room Filled With People With Funny Names 3 leva qualquer um a questionar as escolhas de vida que fez para merecer estar perante um filme chamado Painting With History in a Room Filled With People With Funny Names 3. #PaintingWithHistoryinaRoomFilledWith PeopleWithFunnyNames… 3.

Paciência, uma paixão vincada pelo desconexo e surdez moderada são essenciais caso pretendam sobreviver à Competição Internacional de 2016.

Mesmo assim, posso admitir, antes que me funda com o Jorge Mourinha ou algo assim, que gostei da candura de Planemo. A história é doce e simples sem deixar de ter algum miolo. A animação convence sem deixar de ser inventiva. Hey, e quem não gosta do Bambi?

O Curtas sempre foi mestre em desafiar o seu público. Organizado com primor e partilhado com carinho, é a gema vilacondense da sétima arte. Os resultados da competição saem no Domingo. Depois disso, para o ano há mais Curtas Metragens, CARALHO.

--

--

Ana Rita Costa
Jump Cuts

Full time Storyteller and Dream Maker, part time Genius. Also, extremely Modest.