CURTAS 2016: Da Roménia com (Outro Tipo de) Amor

As grandes surpresas do festival estão no Panorama Europeu.

Ana Rita Costa
Jump Cuts
2 min readJul 13, 2016

--

Sabemos que podemos encontrar algumas das melhores pérolas do Curtas no panorama europeu, sessões desenhadas para mostrar o que de melhor se faz na nova produção deste continente.

Os Romenos não se pouparam este ano e as suas habilidades em coloração e estabilização de câmaras em veículos automóveis são simplesmente exuberantes.

Gabi Virginia Sarga e Catalin Rotaru anunciam O Fim do Mundo paras as 16:15 numa composição tão poeticamente lustrosa e pontual que poderia envergonhar qualquer cavaleiro do Apocalipse. Esta curta conta a história dum estafeta que dá boleia a um tipo chamado Jesus e o resto é uma mistura de premonições tensas, drama gratuito, um pingo ou dois de humor e apoteose da boa.

Do outro lado do espetro temático encontramos Uma Noite em Tokoriki de Roxana Stroe. Um clube noturno improvisado alicerça uma produção que tem tanto de original como de inteligente. No Tokoriki, celebramos o aniversário de Geanina mas o sortudo contestável da noite será provavelmente um tipo chamado Alin.

Um jogo de cores único e uma autenticidade visual brilhante são pontos fortes desta composição. A edição, da cena inicial aos pormenores dos créditos, é tão deliciosa que deviam ter acrescentado um disclaimer para diabéticos.

O Argumento de Stroe e Ana Maria Gheorghe é sobejamente esperto, ainda que as suas artimanhas possam ser facilmente detetáveis em alguns minutos, excêntrico e cómico qb. Uma equipa que capricha na originalidade e tem claramente o dom de fazer muito com o pouco das desafiantes condições da produção escolar romena. Apresentar uma amálgama de cenas finalizadas num par de takes num filme tão polido é obra de santo. Roxana Stroe revelou ainda que uma das intenções da produção passa por mostrar “este tipo de amor” a uma audiência romena intolerante. A sua eficácia e destreza merecem uma ovação.

A Roménia chegou com intenções de conquistar território e começou por Vila do Conde. Mas os búlgaros ainda chegam a tempo de dar um ar de sua graça. O Panorama Europeu estende-se até terça-feira na sala 2 do Teatro Municipal.

--

--

Ana Rita Costa
Jump Cuts

Full time Storyteller and Dream Maker, part time Genius. Also, extremely Modest.