Como hospedar seu site gatsby na rede Onion para ser acessível via Tor.

Ricardo Baltazar
Juntos Somos Mais
Published in
2 min readJan 12, 2023

A primeira coisa que você precisa fazer é aprender a hospedar qualquer site na rede Tor. Vamos começar criando um site simples.

Crie um index.html em uma diretório qualquer:

<h1>Hi</h1>

Vamos usar o OnionShare para hospedar um site na rede Tor. Eu estou usando um MAC M1 para esse projeto e para instalar o OnionShare basta executar brew install --cask onionshare

Abre o programa e vá em Host a Website.

Adicione o diretório que você criou com o index.html dentro, marque a opção This is a public OnionShare service (disabeles private key) e click em Start sharing você recebera um endereço como esse: http://6nvrcuddztfiokksb7phvnv6k4xfu64xpcm55joj5znije22rdsob7id.onion

Abra o endereço em um browser com acesso a rede Onion e veja o seu HTML.

Agora no seu projeto Gatsby, se você como eu, não mudou nada no projeto basta executar npm run build . Ele vai criar a pasta public .

Adicione a pasta public no OnionShare e agora marque a opção Don't send default Content Security Policy header (allows your website to use third-party resources) e Start novamente.

Abra o link e pronto, está tudo funcionando… Bem quase tudo, você não tem HTTPS e coisas como o ServiceWorker não vão funcionar. Mas para quem está querendo usar a rede Onion, já será um ótimo resultado.

Eu esotu esperando o meu Oragen Pi 5 chegar, eu pretendo colocar meu node Bitcoin nele e também hospedar meu blog na rede Onion. Quando eu fizer isso atualizo esse post com o link do meu blog.

--

--